Professores e Tutores a Distância o emergir na práxis pedagógica

Autores

  • Tanise Paula Novello Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Débora Pereira Laurino Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Berenice Vahl Vaniel Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2012.88.244-262

Resumo

A Educação a Distância (EaD) compreende uma prática pedagógica que se diferencia nas relações educativas e é nesse âmbito que o presente artigo se situa, buscando compreender as articulações emergentes da práxis pedagógica entre tutores a distância e professores. Para tal fim, foram realizadas entrevistas com autores que atuaram em disciplinas na modalidade a distância e analisadas com base na Análise Textual Discursiva. Pelas narrativas, fica evidente a necessidade de superação do trabalho individualizado, o reconhecimento da diferença como complementaridade e o desenvolvimento de ações de capacitação que fomentem formas de realizar um trabalho em conjunto que considere a coordenação das práxis pedagógicas. Realizar estudos que discutem as práticas e as ações na educação a distância permite compreender as articulações estabelecidas entre professores e tutores.

Biografia do Autor

Tanise Paula Novello, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Professora Adjunta

Instituto de Estatística, Matemática e Física - IMEF

Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências

Débora Pereira Laurino, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Universidade Federal do Rio Grande - FURG Professora do Programa de Pós-graduaçao em Educação em Ciências - PPGEC Líder do Grupo de Pesquisa Educação a Distância e Tecnologias - EaDTEC

Berenice Vahl Vaniel, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Universidade Federal do Rio Grande - FURG Doutoranda do Programa de Pós-graduaçao em Educação em Ciências - PPGEC

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Publicado

2013-02-05

Como Citar

Novello, T. P., Laurino, D. P., & Vaniel, B. V. (2013). Professores e Tutores a Distância o emergir na práxis pedagógica. Revista Contexto &Amp; Educação, 27(88), 244–262. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2012.88.244-262