NARRATIVAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DA MEMÓRIA, DO REGISTRO E DO DISCURSO EMERGEM POSTURAS E EXPERIÊNCIAS

Autores

  • Alessandra Rodrigues Universidade Federal de Itajubá
  • Lina Maria Gonçalves Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2014.94.212-237

Resumo

As narrativas são objeto de estudo das Ciências Humanas com as mais variadas abordagens teórico-metodológicas. No campo dos estudos curriculares, as discussões acerca de uma modalidade específica de narrativas, as digitais, vêm ganhando espaço como lugares de construção do currículo e de reflexão sobre o percurso de formação dos sujeitos da educação. Este artigo insere-se nesse contexto de discussão e apresenta os resultados de um estudo qualitativo acerca de três narrativas de docentes em processo de formação para atuarem no Programa Um Computador por Aluno – PROUCA no estado do Tocantins. As análises tiveram inspiração teórica na análise do discurso de linha francesa, mas também buscaram contribuições da Semiótica. As categorias de análise focaram elementos que mostrassem a capacidade de exposição dos sujeitos por meio das narrativas, a consciência de si refletida nos textos e indícios do processo reflexivo dos autores sobre suas histórias e percursos. As análises demonstram, por um lado, a dificuldade  dos sujeitos com o narrar que fala da experiência pessoal e com o exercício de refletir e registrar a reflexão a partir da experiência; por outro, apontam para conceitos latentes sobre as Tecnologias Digitais e Informação e Comunicação (TDIC) e sua incorporação às práticas pedagógicas.

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Publicado

2015-09-05

Como Citar

Rodrigues, A., & Gonçalves, L. M. (2015). NARRATIVAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DA MEMÓRIA, DO REGISTRO E DO DISCURSO EMERGEM POSTURAS E EXPERIÊNCIAS. Revista Contexto & Educação, 29(94), 212–237. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2014.94.212-237