JOGOS DE LINGUAGEM E O SENTIDO DE SUJEITO DO CONHECIMENTO NAS POLÍTICAS CURRICULARES DE HISTÓRIA

Autores

  • Raquel ALS Venera Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE
  • Felipe Rodrigues da Silva Rede Municipal de Educação de Joinville.

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2015.95.147-170

Resumo

Esse artigo é um recorte das análises desenvolvidas na pesquisa intitulada “Políticas Curriculares do Ensino de História: os jogos de tempo e jogos de linguagem”, cujo objetivo é a análise dos sentidos conceituais de sujeito e tempo nas políticas curriculares de História da rede municipal de Joinville, cidade do norte de Santa Catarina. Nesse texto específico tomamos como empiria o currículo em vigência, elaborado com a participação dos docentes em 2011, e analisamos apenas os sentidos de sujeito do conhecimento, a partir de sugestões acerca das cadeias de equivalências trabalhadas por Ernesto Laclau (2011). Apresentamos uma breve cartografia da modernidade no que importa na concepção e emergência do sentido de sujeito moderno e, na sequência, destacamos algumas problematizações sobre a modernidade, constituídas tanto no campo da História, quanto àquelas evidenciadas a partir de demandas contemporâneas, não cogitadas no pensamento moderno clássico e que, em grande medida, apontam também para reflexões fundamentais da Educação atual. A partir desses argumentos socializamos as análises ainda em andamento acerca dos sentidos se sujeitos do conhecimento que são mobilizados nessa proposta curricular.

Biografia do Autor

Raquel ALS Venera, Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação e Programa de Pós Graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade, ambos da Univille.

Felipe Rodrigues da Silva, Rede Municipal de Educação de Joinville.

Professor de História da Rede Municipal de Educação de Joinville.

Mestrando em Educação pela Univille.

Downloads

Publicado

2015-10-30

Como Citar

Venera, R. A., & Silva, F. R. da. (2015). JOGOS DE LINGUAGEM E O SENTIDO DE SUJEITO DO CONHECIMENTO NAS POLÍTICAS CURRICULARES DE HISTÓRIA. Revista Contexto &Amp; Educação, 30(95), 147–170. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2015.95.147-170