A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UM ESTUDO SOBRE O PROEJA E AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Autores

  • Klayton Santana Porto Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
  • Rosalina Evagelista dos Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Luana Silva Santana Faculdade de Tecnologia e Ciências
  • Jacson Neri Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2015.95.18-35

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir a política de formação continuada de professores para atuarem na Educação Profissional no âmbito do PROEJA. Constitui-se a partir de uma pesquisa bibliográfica que aborda os conceitos de educação profissional, bem como sobre as políticas públicas e a formação continuada de professores. As discussões permitiram sinalizar a necessidade da criação de políticas mais efetivas para a formação continuada de professores que atuam nesta modalidade de educação, bem como ressaltar o caráter compensatório das políticas para a educação de jovens e adultos. Além disso, fica evidente a necessidade não só de criação, mas também de implementação de políticas públicas mais eficazes para a formação docente no ensino de jovens e adultos.

Biografia do Autor

Klayton Santana Porto, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Especialista em Mídias na Educação (UESB); Especialista em Educação Inclusiva e Especial (FINOM): Mestre e doutorando em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS); Docente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Rosalina Evagelista dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Especialista em Mídias na Educação (UESB); Mestranda em Educação Científica e Form ação de Professores (UESB).

Luana Silva Santana, Faculdade de Tecnologia e Ciências

Especialista em Meio Ambiente e Sustentabilidade (FINOM); Mestranda em Bioenergia (FTC).

Jacson Neri, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Especialista em Mídias na Educação (UESB).

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Publicado

2015-12-16

Como Citar

Porto, K. S., dos Santos, R. E., Santana, L. S., & Neri, J. (2015). A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UM ESTUDO SOBRE O PROEJA E AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. Revista Contexto & Educação, 30(95), 18–35. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2015.95.18-35