INVESTIGANDO O QUE ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PENSAM A RESPEITO DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA

Autores

  • Etiane Ortiz Universidade Estadual de Londrina
  • Marinez Meneghello Passos Universidade Estadual de Londrina
  • Marcos Rodrigues da Silva Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2015.97.117-137

Resumo

Neste artigo, lançamos mão dos procedimentos apresentados pela análise de conteúdo para investigarmos a percepção de estudantes do curso de Ciências Biológicas a respeito do tema História da Ciência. Para tanto, foi aplicado um questionário em que acadêmicos deveriam responder a questões relativas ao tema. Neste momento, trazemos os resultados da análise das respostas dadas pelos acadêmicos para a seguinte questão: O que é para você História da Ciência? Os registros evidenciaram a necessidade de um aprofundamento nas discussões conceituais a respeito da História da Ciência nos cursos de licenciatura, pois observamos que as ideias do que seja esse tema para os estudantes investigados, foi de certa forma divergente. Alguns estudantes apresentaram uma visão de que a História da Ciência seria uma sequência cronológica de eventos e determinadas descobertas. Tal percepção pode ser resultante do contato desses estudantes com uma abordagem que não proporciona possibilidades para que eles desenvolvam uma concepção considerada adequada em relação à Ciência. Tal comprovação é preocupante, visto que em breve esses estudantes estarão atuando em sala de aula e essas percepções equivocadas se não compreendidas, serão mantidas e reconduzidas durante a prática desses profissionais em suas ações no processo de ensino de Ciências/Biologia.

Biografia do Autor

Etiane Ortiz, Universidade Estadual de Londrina

Estudante de mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina - UEL, 2013. Especialista em Educação Especial Atendimento às Necessidades Especiais pelo ESAP - Instituto de Estudos Avançados e Pós - Graduação, 2012. Especialista em Auditoria e Educação Ambiental pela Faculdade de Tecnologia e Ciências do Norte do Paraná - FATECIE, 2011. Graduada em Licenciatura Plena em Ciências pela Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí - FAFIPA/UEPR, desde 2009. Atualmente, participa dos Grupos de Pesquisa: Filosofia da Ciência e EDUCIM (Educação em Ciências e Matemática), e atua nas linhas de pesquisa: História e Filosofia da Ciência e ensino de Ciências.

Marinez Meneghello Passos, Universidade Estadual de Londrina

Marinez Meneghello Passos concluiu o primeiro mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina em 1989 e o segundo mestrado em Educação, também pela Universidade Estadual de Londrina no ano de 2004. Doutora em Educação para a Ciência, pela Faculdade de Ciência da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Unesp Bauru no ano de 2009. Atualmente é professora associada da Universidade Estadual de Londrina, atuando na graduação e no programa de pós-graduação em ensino de Ciências e Educação Matemática. Publicou diversos resultados de suas investigações e das pesquisas realizadas, conjuntamente, com os demais membros dos grupos de estudo e de pesquisa dos quais participa em anais de eventos e em artigos em periódicos. Possui dezenas de livros publicados e inúmeros itens de produção técnica. Participou e participa de eventos relativos à sua área de pesquisa. Orientou diversos trabalhos de conclusão de curso na área de Educação, Ciências e Matemática. Participou e participa de diversos projetos na UEL, sendo coordenadora de alguns deles. No dias de hoje as temáticas centrais das investigações desenvolvidas são: análise qualitativa, formação de professores e espaços informais de aprendizagem. Em seu Currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: livro didático, ciências, ensino de ciências, matemática, ensino de matemática, formação de professores, periódicos e revistas das áreas de educação matemática e ensino de ciências, livro paradidático, experimentos, ensino e aprendizagem, ensino fundamental e jogos.

Marcos Rodrigues da Silva, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994) , mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2003) . Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Filosofia , com ênfase em Epistemologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: empirismo, filosofia da ciência, realismo científico, inferência da melhor explicação, van fraassen e explicação científica.

Downloads

Publicado

2016-07-29

Como Citar

Ortiz, E., Passos, M. M., & da Silva, M. R. (2016). INVESTIGANDO O QUE ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PENSAM A RESPEITO DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA. Revista Contexto &Amp; Educação, 30(97), 117–137. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2015.97.117-137