ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: CONCEPÇÕES DE EDUCADORES

Autores

  • Ione dos Santos Canabarro Araujo Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2014.94.4-26

Resumo

Este trabalho fundamenta-se na abordagem qualitativa. Trata-se d uma pesquisa realizada com educadores da área de Ciências Exatas e da Natureza mestrandos do programa de pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. O problema de pesquisa consiste: Qual a concepção que os educadores têm a respeito do significado da Alfabetização Científica? Para responder a questão foi coletado depoimentos dos educadores e analisados com base em Análise Textual Discursiva, segundo Moraes e Galiazzi (2007). os dados obtidos foram categorizados conforme Miller (1998), que sugeriu um modelo multidimensional com três dimensões: o conhecimento de termos e conceitos científicos essenciais (conteúdo da Ciência); uma compreensão sobre as normas e métodos da Ciência (natureza da Ciência); o conhecimento sobre o impacto da tecnologia e da Ciência sobre a sociedade. Observou-se que as concepções dos entrevistados concordam com as categorias propostas por Miller, entretanto, não de forma multidimensional, considerando as três dimensões, isso sugere que o tema precisa ser retomado e discutido entre os educadores. Assim, a alfabetização científica poderá ser realizada de forma conjunta e eficaz.

Palavras-chave: Alfabetização Científica, Ensino de Ciências, Concepções de educadores

 

Biografia do Autor

Ione dos Santos Canabarro Araujo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Física (PUC/RS), especialização em Educação Especial e Processos Inclusivos (UFRGS), mestrado em Educação em Ciências e Metemática (PUC/RS). Atualmente cursa doutorado na UFRGS em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, sendo orientada pelo professor Dr. Marcelo Eichler.

Downloads

Publicado

2015-09-05

Como Citar

Araujo, I. dos S. C. (2015). ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: CONCEPÇÕES DE EDUCADORES. Revista Contexto &Amp; Educação, 29(94), 4–26. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2014.94.4-26