Concepções de experimentação nos livros didáticos de Ciências

Autores

  • Carine Kupske Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Erica do espirito Santo Hermel Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Roque Ismael da Costa Güllich Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2014.93.138-156

Resumo

Para uma significação conceitual adequada no Ensino de Ciências é necessário conhecer como as concepções de experimentação são abordadas no livro didático, já que ele representa muitas vezes a principal, senão a única fonte de material didático impresso usado na sala de aula, em muitas escolas da rede pública de ensino, tornando-se um recurso básico para o aluno e para o professor no processo ensino e aprendizagem. Portanto, esse trabalho teve por objetivo avaliar as atividades experimentais presentes nos livros didáticos da área de ensino de Ciências constantes no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2011. Foram analisadas três coleções de livros didáticos, totalizando doze livros. Nestes livros, foram encontradas e selecionadas 225 atividades experimentais, que foram classificadas segundo os enfoques pedagógico (cognitivo, procedimental e motivacional) e metodológico (demonstração, verificação e descoberta). Posteriormente, foram reclassificadas sob as concepções: demonstrativa, empiricista-indutivista, dedutivista-racionalista e construtivista com base em autores de referência. A ideia de se trabalhar a experimentação em aulas de ciências é muito defendida na literatura vigente, mas a mesma nem sempre é trabalhada de forma adequada, sendo na maioria das vezes vista como apenas uma forma de comprovar teorias, repetir procedimentos ou motivar os alunos. Esta visão simplista de ciências, muitas vezes, ainda prevalece nos livros analisados, no lugar de atividades que privilegiem os aspectos cognitivos e reflexivos. As aulas experimentais deveriam propiciar aos alunos momentos de discussão, reflexão, construção e reconstrução de conhecimentos científico-escolares para torná-los capazes de entender, avaliar e criticar um mundo que está em constante transformação.

Biografia do Autor

Carine Kupske, Universidade Federal da Fronteira Sul

Acadêmica do Curso de Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura, Campus Cerro Largo, UFFS, Bolsista do Programa de Educação Tutorial- SESu/ MEC.

Erica do espirito Santo Hermel, Universidade Federal da Fronteira Sul

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e mestrado (2001) e doutorado (2005) em Ciências Biológicas: Neurociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com estágio de doutorado no exterior (doutorado-sanduíche) na Universidad Miguel Hernandez (2004). Atualmente é professora adjunta II da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do campus Cerro Largo, e professora colaboradora do Mestrado em Educação da UFFS. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM). Também é bolsista MEC/SESu: tutora do PETCiências/UFFS. Tem experiência nas áreas de Neurociências e Morfologia, com ênfase em Biologia Celular e Histologia. Além disso, também atua na área de Ensino de Ciências e Biologia, com ênfase no ensino de biologia celular, corpo humano, livro didático, experimentação e práticas pedagógicas.

Roque Ismael da Costa Güllich, Universidade Federal da Fronteira Sul

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI (1999), Aperfeiçoamento em Biologia Geral: CAPES -UNIJUÍ (1999), Especialização em Educação e Interpretação Ambiental UFLA (2000), Mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (2003) e Doutorado em Educação nas Ciências - UNIJUÍ (2012). Atualmente é professor da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus de Cerro Largo-RS, na área de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Ciências Biológicas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Formação de Professores de Ciências e Biologia, atuando na pesquisa, na extensão e na docência, principalmente nos seguintes temas: Ensino de Ciências e Biologia, Educar pela Pesquisa, Livro Didático, Currículo e Ensino de Ciências. Metodologia e Didática no Ensino de Ciências/Biologia. Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Ciências e Biologia. Pesquisador líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática – GEPECIEM. É bolsista CAPES do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID, coordenando o Subprojeto PIBIDCiências.

Concepções de experimentação nos livros didáticos de Ciências

Concepções de experimentação nos livros didáticos de Ciências

Downloads

Publicado

2015-07-07

Como Citar

Kupske, C., do espirito Santo Hermel, E., & da Costa Güllich, R. I. (2015). Concepções de experimentação nos livros didáticos de Ciências. Revista Contexto & Educação, 29(93), 138–156. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2014.93.138-156