REFORÇANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EXPERIMENTAIS A PARTIR DA REVITALIZAÇÃO DE UM LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Regiane Zanovello UFSM
  • Roberta Klein Horbach UFSM
  • Fernanda Oliveira Lima UFSM
  • André Boccasius Siqueira UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2014.94.57-79

Resumo

O presente trabalho relata uma atividade de revitalização do laboratório de Ciências de uma escola da rede pública de educação no município de Palmeira das Missões-RS. Para concretizar essa proposta, duas acadêmicas do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Maria reorganizaram o espaço laboratorial da instituição de ensino para incentivar a preparação de modalidades didáticas diferenciadas pelos professores. O laboratório apresentou mudança significativa em sua estrutura desde o inicio até o final da revitalização. O ambiente que antes era utilizado para suprir a necessidade de espaço físico de salas de aulas e também como depósito apresentou ao final, as condições necessárias para a realização de aulas diferenciadas. Um questionário sobre as concepções dos professores sobre as aulas experimentais também foi aplicado e nele os docentes julgaram importante esse tipo de atividade, mas alegam que os fatores que anteparam o desenvolvimento dessas práticas são o despreparo, falta de materiais, equipamento e a indisponibilidade de tempo. Diante disso, um manual com sugestões de atividades práticas foi elaborado para tornar as aulas mais dinâmicas e dar ao ensino de Ciências um cunho mais diferenciado e experimental.

Biografia do Autor

Regiane Zanovello, UFSM

Graduada em Ciências Biológicas, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM

Roberta Klein Horbach, UFSM

Graduada  em Ciências Biológicas, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM

Fernanda Oliveira Lima, UFSM

Doutora em Química pela UFSM. Docente do Curso de Química da Universidade Federal Fronteira Sul – UFFS.

André Boccasius Siqueira, UFRGS

Doutor em Educação/UNISINOS. Docente do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da  Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS.

Downloads

Publicado

2015-09-05

Como Citar

Zanovello, R., Horbach, R. K., Lima, F. O., & Siqueira, A. B. (2015). REFORÇANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EXPERIMENTAIS A PARTIR DA REVITALIZAÇÃO DE UM LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS. Revista Contexto &Amp; Educação, 29(94), 57–79. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2014.94.57-79