UM ESTUDO DE CASO NA ABORDAGEM DO CONTEÚDO SOLO NO ENSINO FUNDAMENTAL: concepções alternativas dos estudantes e as algumas implicações de sustentabilidade

Autores

  • Wanderley Pivatto Brum Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC.

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2014.93.193-213

Resumo

Os desafios da sociedade contemporânea são complexos e exigem ações coletivas que possam redefinir nossas relações produtivas, cultural e social oportunizando uma vivência mais sustentável. Nessa direção, a escola possui papel importante na orientação como na regulação de ações dos estudantes na utilização e preservação do solo. Essas orientações promovidas pela escola devem partir das concepções alternativas que os estudantes trazem à sala de aula, entendidas como produtos de seus esforços imaginativos no intuito de descrever e explicar o mundo físico que as rodeiam. Tais concepções devem ser encaradas como construções pessoais, e cabe ao professor conhecer, compreender e valorizar para decidir o que fazer e como fazer o seu ensino, ao longo do estudo de um assunto. A partir dessa premissa, este trabalho buscou identificar e analisar as concepções alternativas de estudantes do 6º ano de uma escola da rede pública de Tijucas, Santa Catarina sobre o tema solo e sua implicação com a sustentabilidade. A pesquisa tem caráter qualitativo e o instrumento para coleta de dados consiste de um questionário semiestruturado. Os resultados evidenciaram que o cotidiano e a figura familiar influenciam fortemente em suas concepções. Esse trabalho serve de referência para futuros estudos na tentativa de contribuir para a melhoria do ensino de ciências.

Palavras-chave: Solo; Ensino de ciências; Concepções alternativas; sustentabilidade.

Biografia do Autor

Wanderley Pivatto Brum, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC.

Doutorando em Ensino de Ciência e Tecnologia pela UTFPR

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Publicado

2015-07-07

Como Citar

Brum, W. P. (2015). UM ESTUDO DE CASO NA ABORDAGEM DO CONTEÚDO SOLO NO ENSINO FUNDAMENTAL: concepções alternativas dos estudantes e as algumas implicações de sustentabilidade. Revista Contexto & Educação, 29(93), 193–213. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2014.93.193-213