Concepções sobre as fases da vida na comunidade escolar pelas vozes da infância e adolescência contemporânea

Autores

  • Mariana Rauter Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Leila Maria Ferreira Salles Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2012.87.81-103

Resumo

O objetivo deste texto é investigar os sentidos e concepções sobre a infância e a adolescência que vigoram na sociedade atual. Procuramos discutir como a tutela e a consequente autonomia e independência que crianças e adolescentes desfrutam estão sendo configuradas. Para tanto foram entrevistadas 4 crianças e 4 adolescentes. Esse estudo possibilitou-nos perceber que jovens e crianças ao caracterizarem as três fases da vida, reproduzem em suas falas  características universalizadas. Infância é a época de brincar, a adolescência de se divertir e a idade adulta assumir responsabilidades. A associação entre idade adulta com razão e o fato do adulto ser considerado o provedor da família parece legitimar sua autoridade à criança e ao adolescente. Este paradoxo indica então a necessidade de que outros estudos que aprofundem tal questão sejam realizados.

Biografia do Autor

Mariana Rauter, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Mariana Rauter

Pedagoga, UNESP/Rio Claro.

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista onde seguiu no trabalho de conclusão de curso a linha de pesquisa em psicologia social com a temática infância e juventude contemporânea, orientada pela professora Drª Leila Maria Ferreira Salles.

 

Leila Maria Ferreira Salles, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Leila Maria Ferreira Salles

Livre docente, UNESP/Rio Claro.

 

Possui graduação em Formação de Psicólogo pela Universidade de São Paulo, graduação em Licenciatura Plena Em Psicologia pela Universidade de São Paulo, mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com pós-doutorado no exterior. Atualmente é professora livre docente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Educação e Psicologia, com ênfase em Psicologia Social. Suas investigações examinam a adolescência e a juventude na sociedade contemporânea, os processos de inserção social de jovens na comunidade, violência e educação.

Downloads

Publicado

2012-11-07

Como Citar

Rauter, M., & Ferreira Salles, L. M. (2012). Concepções sobre as fases da vida na comunidade escolar pelas vozes da infância e adolescência contemporânea. Revista Contexto &Amp; Educação, 27(87), 81–103. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2012.87.81-103