O “eu falando/falado”: Professores que ensinam matemática e o discurso sobre o entrelace entre metodologias e tecnologias
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2026.123.16993Palavras-chave:
Discurso do Sujeito Coletivo, Metodologia de ensino, Metodologia de pesquisa, Tecnologias DigitaisResumo
Ao fazermos pesquisas buscamos compreender e conhecer o pensar de um coletivo, inserido em uma cultura, esse tipo de investigação só ocorre de um modo, ou seja, por meio do depoimento discursivo, do que o outro pode me falar. Nesse sentido, o objetivo desse texto é apresentar o Discurso do Sujeito Coletivo como uma proposta metodológica que subsidia a análise de um discurso de professores de matemática sobre o entrelace entre tecnologias digitais e metodologias de ensino. Além disso, apresentamos a proposta do DSC nessa busca pela compreensão do pensar, ou seja, a partir desse instrumento podemos compreender o pensamento de um coletivo. Ademais, apresentamos as etapas e as figuras metodológicas e ainda expomos alguns exemplos destas na e para a construção de um DSC em pesquisas. Participaram do estudo 15 professores(as) de matemática que participaram de um curso de extensão ofertado aos docentes da região da 18ª Coordenadoria Regional de Educação do Estado do Rio Grande do Sul. Por fim, a discussão nos leva a refletir sobre as metodologias e instrumentos utilizados em pesquisas sobre o pensar coletivo, traduzindo as representações sociais de vários indivíduos que convivem em uma cultura.
Referências
BAUER, M. W.; GASKELL, G.; ALLUM, N. C. Qualidade, quantidade e interesses do conhecimento – Evitando confusões. In: BAUER, M. W.; GASKELL, G. (Orgs.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015. p. 17-36.
BETTEGA, M. H. A educação continuada na era digital. São Paulo: Cortez, 2004. (Coleção questões da nossa época; v. 116).
FAGUNDES, L.; SATO, L.; LAURINO, D. P. Aprendizes do futuro: as inovações começaram. Brasília: PROINFO/SEED/MEC, 2001.
FIGUEIREDO, T. D.; RODRIGUES, S. C. Professores e suas tecnologias: uma cultura docente em ação. Educação em Revista, v. 36, 2020.
GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. 15 ed. Rio de Janeiro; RJ: Record, 2018.
KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 9. Ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
LEFÈVRE, F. Discurso do Sujeito Coletivo: Nossos modos de pensar, nosso eu coletivo. 1a ed. São Paulo - SP: Editora Andreoli, 2017.
LEFEVRE, F.; LEFEVRE, A. M. C. Discurso do sujeito coletivo: representações sociais e intervenções comunicativas. Texto & Contexto - Enfermagem, v. 23, n. 2, p. 502–507, 2014.
LEFEVRE, F.; LEFEVRE, A. M. C. Pesquisa de representação social: um enfoque qualiquantitativo: a metodologia do do discurso do sujeito coletivo. Brasília: Líber Livro Editora, 2010.
LEFEVRE, F.; LEFEVRE, A. M. C. Depoimentos e discursos: uma proposta de análise em pesquisa social. Brasília: Líber Livro Editora, 2005.
LEFEVRE, F.; LEFEVRE, A. M. C. O discurso do sujeito coletivo: uma nova abordagem metodológica em pesquisa qualitativa. O discurso do sujeito coletivo: uma nova abordagem metodológica em pesquisa qualitativa. Caxias do Sul - RS: Educs, 2000a. p. 11–36.
LEFEVRE, F.; LEFEVRE, A. M. C. Os Novos Instrumentos no Contexto da Pesquisa Qualitativa. O Discurso do Sujeito Coletivo: uma nova abordagem metodológica em pesquisa qualitativa. Caxias do Sul - RS: EDUCS, 2000b. p. 11–35.
LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva. 8. ed. São Paulo: Edições Loyola Jesuítas, 2011.
MATURANA, H. VARELA, F. J. A árvore do conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. 8. ed. São Paulo: Palas Atena, 2010.
MATURANA, H. Emoções e Linguagens, na educação e na política. 1. ed. atualizada. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
MATURANA, H. A ontologia da realidade. 2. ed.. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014a.
MATURANA, H. Cognição, ciência e vida cotidiana. 2. ed.. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014b.
MATURANA, H. Conversações matrísticas e patriarcais. In: MATURANA, H.; VERDEN-ZOLLER, G. Amar e brincar: fundamentos esquecidos do Humano. 3. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011. p. 25-116.
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas Tecnologias E Mediação Pedagógica. 21. ed. Campinas, SP: Papirus, 2013.
OLIVEIRA, M. M. De. Como fazer pesquisa qualitativa. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Tiago Dziekaniak Figueiredo, Juliana Leal salmasio, Victor Ferreira Ragoni

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao publicar na Revista Contexto & Educação, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de outubro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Contexto & Educação o direito de primeira publicação.
