Formação e aprendizagem em Mario Osorio Marques
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.16917Palavras-chave:
Mario Osorio Marques, Pesquisa em educação, Formação humana, AprendizagemResumo
O artigo tematiza a trajetória do professor Mario Osorio Marques, destacando a sua vasta produção de pesquisa em educação a partir de suas principais publicações em livros. Cada publicação é situada no contexto teórico em que se insere, nas perspectivas teóricas que a sustentam e nos aspectos inovadores que apresenta. Uma segunda parte do artigo se ocupa com um tema para o qual o autor oferece uma importante contribuição a partir de sua vasta produção de pesquisa, qual seja, o tema da aprendizagem humana, desdobrado também para o âmbito dos processos formais de ensino. Em conclusão, o artigo destaca o legado de vida do professor Mario Osorio Marques, com considerações que atestam que as perspectivas teóricas sustentadas no âmbito de sua vasta produção de pesquisa encontram efetividade prática em sua vida, atestada por aqueles que com ele conviveram.
Referências
BOUFLEUER, José Pedro. Interesses humanos e currículo: paradigmas, tendências ou dimensões? Educação e Realidade. Porto Alegre: FACED-UFRGS, 18(2): 97-108, jul./dez., 1993. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/issue/view/3053/319. Acesso em 16/01/2025.
DEWEY, John. Experiência e educação. 3. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 12. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
HABERMAS, Jürgen. Conhecimento e interesse. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1987.
HABERMAS, Jürgen. Teoría de la acción comunicativa. Madrid: Taurus, 1987b. Tomos I e II.
HABERMAS, Jürgen. Consciência moral e agir comunicativo. São Paulo: Brasiliense, 1989.
HABERMAS, Jürgen. O discurso filosófico da modernidade. Lisboa: Dom Quixote, 1990.
MARQUES, Mario Osorio. Universidade emergente: o ensino superior brasileiro em Ijuí. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 1984.
MARQUES, Mario Osorio. Conhecimento e educação. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 1988.
MARQUES, Mario Osorio. Pedagogia: a ciência do educador. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 1990.
MARQUES, Mario Osorio. A formação do profissional da educação. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 1992a.
MARQUES, Mario Osorio. Os paradigmas da educação. In: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília: MEC-INEP, v.73, n.175, p.547-565, set.-dez. 1992b. Disponível em: file:///D:/Usuario/Downloads/103-292-PB.pdf. Acesso 16/01/2025.
MARQUES, Mario Osorio. Conhecimento e modernidade em reconstrução. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 1993.
MARQUES, Mario Osorio. A aprendizagem na mediação social do aprendido e da docência. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 1995.
MARQUES, Mario Osorio. Educação/interlocução, aprendizagem/reconstrução de saberes. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 1996.
MARQUES, Mario Osorio. Escrever é preciso: o princípio da pesquisa. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 1997.
MARQUES, Mario Osorio. A escola no computador: linguagens articuladas, educação outra. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 1999.
MARQUES, Mario Osorio. Educação nas ciências: interlocução e complementaridade. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2002.
OLIVEIRA, Manfredo Araújo de. A teoria da educação no conflito das racionalidades. Educação e debate. Fortaleza, 14(2), jul./dez., 1987, p. 1-19. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13958. Acesso em 16/01/2025.
SAVATER, Fernando. O valor de educar. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
SCHMIED-KOWARZIK, Wolfdietrich. Pedagogia dialética: de Aristóteles a Paulo Freire. São Paulo: Brasiliense, 1988.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Contexto & Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).