Educação, formação e aprendizagem: uma leitura da obra de Mario Osorio Marques
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.16779Palavras-chave:
Educação, Formação, Aprendizagem, Humanização, M. O. MarquesResumo
Este artigo tem como objetivo discutir os conceitos de educação e de aprendizagem como processos de formação contínua e integral na obra de Mario Osorio Marques, destacando suas implicações para o campo da educação. Metodologicamente, trata-se de um texto ensaístico, no campo da filosofia da educação, fundamentado em revisão de literatura e exercício hermenêutico. A leitura realizada revelou que a obra de Marques resgata e reinterpreta o conceito de educação como um processo formativo integral e contínuo do ser humano, abrangendo as múltiplas dimensões do humano e valorizando a abertura ao outro, à natureza e à sociedade; compreende a aprendizagem não como mera adaptação ao existente ou simples acréscimo de conhecimentos e habilidades, mas como um processo de reconstrução autotranscendente do ser humano e dos componentes estruturais do mundo da vida - a cultura, a sociedade e a identidade; demonstra o necessário exercício hermenêutico reconstrutivo em educação por parte dos seus atores; enfatiza o papel da escola e das instituições educativas nos processos de aprendizagem e na formação de sujeitos autônomos, responsáveis e aptos a atuar em uma sociedade democrática; e destaca a Pedagogia como ciência da educação e dos educadores.
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