Abordagem do conceito transformação química no 4º ano do ensino fundamental com foco no livro didático
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.16119Palavras-chave:
Ciências da Natureza, Formação de conceitos, Livro didático, Ensino FundamentalResumo
O livro didático (LD) desempenha um papel importante no processo de ensino e de aprendizagem, sendo relevante entender suas especificidades no contexto dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em que professores carecem de formação específica nas áreas, como em Ciências da Natureza (CN). Neste artigo são analisadas abordagens do conceito “transformação química” num LD de CN usado no 4º Ano do Ensino Fundamental. O processo de construção e análise dos dados, inspirado em pressupostos da Análise Textual Discursiva (Moraes; Galiazzi, 2016), sinaliza a importância das relações com o cotidiano, permitiu construir duas categorias: abordagem do conceito “transformação química” com e sem uso da palavra “substância”. Os resultados referendam a contribuição do LD para o acesso ao conhecimento escolar implicado na relação entre cotidiano e ciência, mediante processos dinâmicos de significação conceitual com engajamento sistemático dos educandos no estudo escolar capaz de estimular o pensamento crítico fundado no conhecimento científico, em prol da construção de um mundo melhor.
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