Ciência, tecnologia e sociedade sob a ótica dos professores de química de uma escola pública estadual
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.15966Palavras-chave:
CTS, Professores de Química, Colégio da Polícia MilitarResumo
O presente artigo teve como objetivo averiguar as opiniões acerca da temática Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) por parte dos professores de Química, vinculados à Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC), lotados no Primeiro Colégio da Polícia Militar deste estado. Para tal, aplicou-se uma adaptação do Cuestionario de Opiniones sobre Ciencia, Tecnología y Sociedad (COCTS) com asserções repontadas através de uma escala ordinal que varia de 1 a 9 para cada afirmação. A pesquisa aqui desenvolvida foi de natureza qualitativa e encaminhou-se por um viés descritivo, exploratório. Neste estudo, expõem-se e discutem-se as compreensões dos docentes no que tange as definições que permeiam a educação CTS. Em relação às concepções relativas às inter-relações CTS, foi utilizada a classificação “Adequadas, Plausíveis e Ingênuas”. No corolário, os professores demonstraram visões verossímeis em relação ao entendimento sobre Ciência, Tecnologia e suas correlações com a sociedade, porém em certos pontos há ideias ingênuas sobre o referido assunto, apontando a necessidade de uma formação continuada referente aos conceitos que permeiam o enfoque CTS.
Referências
ACEVEDO, D. J. A. A. Educación tecnológica desde uma perspectiva CTS: Una breve revisión del tema. Alambique: Didáctica de las Ciencias Experimentales, v. 02, p. 75-84. 1995
ACEVEDO, D. J. A. A. (2001). Publicar ou Patentear? Hacia una Ciencia cada vez más ligada a la Tecnología. Disponível em: www.campusoei.org/salactsi/acevedo4.htm.
ACEVEDO, J. A. Educación CTS: una perspectiva desde la filosofía de la ciencia. Revista Iberoamericana de Educación, n. 28, p. 61-82, 2002.
ACEVEDO, J.A.; ALONSO, V.; MANASSERO. Papel de la educación CTS en una alfabetización científica y tecnológica para todas las personas. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias. v. 02, p. 80 – 111. 2003
AULER, D.; DELIZOICOV, D. Ciência-Tecnologia-Sociedade: relações estabelecidas por professores de ciências. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 1, n. 2, p. 1-17, 2001.
AULER, D; DELIZOICOV, D. Ciência-Tecnologia-Sociedade: relações estabelecidas por professores de ciências. Revista electrónica de enseñanza de las ciencias, v. 5, n. 2, p. 337-355, 2006.
AULER, D. Novos caminhos para a educação CTS: ampliando a participação. In:. SANTOS, W. L. P; AULER. D. (orgs.). CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisa. 1. ed. Brasília: UNB, 2011.
BAZZO, W. A.; LINSINGEN, I. V.; PEREIRA, L. T. V. Introdução aos estudos CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Madrid: OEI, 2003.
BOUZON, J. D. BRANDÃO, J. B. SANTOS, T. C. CHRISPINO, A. O Ensino de Química no Ensino CTS Brasileiro: uma Revisão Bibliográfica de Publicações em Periódicos. Química Nova na Escola. – São Paulo, BR. V. 40, N° 3, p. 214-225, 2018
BRASIL. Decreto n 3.276, de 06 de dezembro de 1999. Regulamenta no âmbito federal, dispositivos da Lei n 9.394 de 20 de dezembro de 1996, que dispõe sobre a formação em nível superior de professores para atuar na educação básica, e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, DF, 07 dez. 1999.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, 2018.
CAAMAÑO, A. Enseñar Química mediante la contextualización, la indagación y la modelización. Alambique Didáctica de las Ciencias Experimentales. N. 69, p. 21-34, 2011.
CAMPOS, F. R. G. SEVERO, F. Z. Reflexões acerca das percepções docentes do ensino médio. Alexandreia: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. V. 16, n 1, p. 3-30. 2023.
CONTRERAS, Y. A. P. SIGUA, R. N. T. Formación de professores de ciências em educación CTSA. STSE – Education for Science Teacher Training. Indagatio Didactica. V. 12. 2020
CARVALHO DE SIQUEIRA, G. et al. CTS e CTSA: em busca de uma diferenciação. Rev. Tecnol. Soc., Curitiba, v. 17, n. 48, p. 16-34, jul./set., 2021.
FERNÁNDEZ, I.; GIL, D.; CARRASCOSA, A.; CACHAPUZ, A.; PRAIA, J. Visiones deformadas de las ciencias transmitidas por la enseñanza. Enseñanza de las Ciencias, v 20, n 3, p. 477-488, 2002.
FREITAS, W. P. S. QUEIRÓS, W. P. O processo de compreensão das interações Ciência – Tecnologia – Sociedade (CTS) em um curso de formação inicial de professores de Física. Experiências em Ensino de Ciências. V. 15, p. 324 – 347. 2020
FILHO, D. O. B., MACIEL, M. D., SEPINI, R. P., ALONSO, Á. V. Alfabetização científica sob o enfoque da ciência, tecnologia e sociedade: implicações para a formação inicial e continuada de professores. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias. V. 12, n 2, p. 313-333, 2013.
GIL, A. C. Como elaborar projeto de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Ed Atlas, 2010. 176 p.
HARRES, J. B. S. Uma revisão de pesquisas nas concepções de professores sobre a natureza da ciência e suas implicações para o ensino. Investigações em Ensino de Ciências, v. 4, n. 3, p. 197-211, 1999.
LEDERMAN, N. G. Nature of science: past, present, and future. In: ABELL, S. K.; LEDERMAN, N. G. (Eds.). Handbook of research on science education. Mahwah: Lawrence Erlbaum, 2007. p. 831-879.
LOUREIRO, S. M. Concepções de Tecnologia: Uma Contribuição para a Formação de Professores das Escolas Técnicas. Dissertação de Mestrado. Florianópolis: CED/UFSC, 1996.
MANASSERO, M. A.; VÁZQUEZ, A. O. Cuestionario de Opiniones sobre Ciencia, Tecnología y Sociedad (COCTS). Palma de Mallorca: Universitat de les Illes Balears, 1997.
MANASSERO, M. A. VÁZQUEZ, A. Opiniones sobre las relaciones entre Ciencia, Tecnología y Sociedad. Tarbiya, 27, p. 27-56, 2001.
MANASSERO, M. A. El proyecto Iberoamericano de evaluación de actitudes relacionadas con la ciencia, la tecnología y la sociedad (PIEARCTS): un estudio de investigación cooperativa. V Seminário Ibérico / I IberoAmericano CTS no Ensino das Ciências: Perspectivas Ciência-Tecnologia-Sociedade na Inovação da Educação em Ciência. p. 162 – 163. 2008
NARCISO. J. L.; JORDÂO, M. Química – Projeto Escola e Cidadania para todos. 1ª ed. São Paulo: Brasil, 2005.
PEDRETTI, E. NAZIR, JOANNE. Correntes na educação CTS: Mapeando um campo complexo, 40 anos depois. Movimento CTS - Estudo Pesquisa e Reflexões. Ed. CRV. Curitiba. p. 235 – 278, 2020.
PINTO, J. A.; MACIEL, M. D. Discussão e debate de questões CTS por alunos do último ano de um curso de licenciatura em Química: Definições de Ciência e Tecnologia. HOLOS, IFCE/RN vol. 1, , p. 247-257. 2014 Acesso em 09/09/2022: https://brasilescola.uol.com.br/matematica/mediana.htm
PUERTOLAS. C, O. Propuesta de intervención basada en el petróleo y la industra petroquímica a través de um enfoque CTS para la enseñaza de Física y Química em 1◦ Bachillerato. Dissertação ( Máster Universitario em Formación de Profesorado de Educacion Secundária. Especialidad em Física y Química) Universidad Internacional de La Rioja/Facultad de Educación. Barcelona, p. 97. 2018.
SAMPAIO, C. de G. SILVA, A. S. LIMA, J. A. Ensino de funções da Química Inorgânica numa abordagem CTS. Caminhos da Educação Matemática em Revista. V. 8, n 2, p. 77 – 89, 2018
SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio Pesquisa em educação em ciências, v. 2, n. 2, 2000.
SANTOS, W. e SCHNETZLER, R.P. Educação em Química: Compromisso com a cidadania. 3ª ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2003.
SANTOS, W. L. P. dos. Significados da educação científica com enfoque CTS. In: SANTOS, W. L. P. dos; AULER, D. (Orgs.). CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisa. Brasília: Editora Universidade de Brasília, p. 21-47, 2011.
SOBRE A COORDENADORIA DOS COLÉGIOS DA POLÍCIA MILITAR. https://www.ccpm.ce.gov.br. Disponível em https://www.ccpm.ce.gov.br/institucional/. Acesso em 08/01/2024
TEIXEIRA, P. M. M. Movimento CTS e os desafios para a educação Científica: Reflexões iniciais. Movimento CTS - Estudo Pesquisa e Reflexões. Ed. CRV. Curitiba. p. 15 – 38, 2020.
VÁZQUEZ, A. O.; MANASSERO, M. A. La evaluación de las actitudes relacionadas con la ciencia, la tecnología y la sociedad. Enseñanza de las Ciencias, v. 15, n. 2, p. 199-213, 1997.
VERGARA, S.C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 3. Ed. São Paulo. Ed: Atlas, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Contexto & Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).