Museu escolar: Uma experiência prática pedagógica no estudo de geografia com crianças
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.15955Palavras-chave:
Museu escolar, Ensino de Geografia, Ensino FundamentalResumo
Este texto apresenta considerações sobre a experiência do museu na prática escolar para o estudo de Geografia com crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Apresenta registros sobre atribuições dos museus, na perspectiva de preservar e de conservar a memória nos fatos de situações que fizeram a história de determinado território e de seu povo, em coleções de objetos com valor histórico e artístico para a sociedade. Aborda aspectos teóricos acerca da relação museu-escola, no estudo de Geografia e traz elementos que auxiliam no processo de compreensão da articulação em práticas metodológicas que envolvem os espaços museológicos, no processo de formação educativa dos estudantes. Registra aspectos da experiência de construção, organização e socialização do museu no ambiente escolar, cujo propósito é o estudo de Geografia, por meio da realização de atividades integrativas com estudantes. É uma proposta que altera a rotina da escola e corrobora ao dinamizar a prática pedagógica do professor, ao adotar estratégias metodológicas que envolvem a participação dos estudantes na construção do conhecimento geográfico sistematizado.
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