PROFESSORES/EDUCADORES EM PANDEMIA COVID19: PERCEPÇÕES DE SAÚDE, ROTINAS PESSOAIS E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.117.13000

Palavras-chave:

perceção de saúde, ensino à distância, professores, rotinas

Resumo

O confinamento imposto pela COVID-19 obrigou escolas e professores/educadores a adaptarem-se de imediato e a enfrentarem desafios impensáveis até o momento. O objetivo deste trabalho foi averiguar a relação entre perceções de saúde, alteração de rotinas e preparação para ensino à distância de professores/educadores portugueses em confinamento. A metodologia foi mista e o estudo transversal. Aplicou-se um questionário online a professores/educadores, lecionando desde o pré-escolar até ao ensino secundário. A amostra incluiu 304 docentes, sendo 247 mulheres e 57 homens, com as faixas etárias predominantes dos 41-50 e dos 51-60 anos, sendo o nível de ensino predominante o secundário. Procedeu-se à análise estatística descritiva e utilizando teste t, X2 e a correlação de Pearson. Quanto à perceção de saúde a maioria dos professores considerava-se com saúde razoável ou boa. A maioria não manteve as rotinas diárias com a sua família, assim como não se considerava preparado para trabalhar à distância. Encontraram-se correlações positivas significativas entre a perceção de saúde e a manutenção das rotinas diárias e a preparação para trabalhar à distância. Os resultados fornecem uma base de reflexão quanto ao modo como estes profissionais sentem fragilidade da sua saúde em contexto de sobrecarga de trabalho.

Biografia do Autor

Zélia Ferreira Caçador Anastácio, Universidade do Minho

Centro de Investigação em Estudos da Criança/ Research Center for Child Studies DEILDS - Instituto de Educação / Institute of Education Universidade do Minho / University of Minho Campus de Gualtar 4710-057 Braga - PORTUGAL

Celeste Antão, Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico de Bragança

Professora Adjunta na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Bragança, Doutorada em Desenvolvimento e Intervenção Psicológica, Mestre em Promoção e Educação para a Saúde, Licenciada em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica.

Maria Luísa Cramês, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Bragança

Docente convidada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, Doutoranda em Ciências da Educação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Downloads

Publicado

2022-04-08

Como Citar

Anastácio, Z. F. C., Antão, C., & Cramês, M. L. (2022). PROFESSORES/EDUCADORES EM PANDEMIA COVID19: PERCEPÇÕES DE SAÚDE, ROTINAS PESSOAIS E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS. Revista Contexto &Amp; Educação, 37(117), 24–37. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.117.13000