PRÁTICAS EDUCATIVAS E FORMAÇÃO DOCENTE: RESSIGNIFICANDO METODOLOGIAS E SABERES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.12996

Biografia do Autor

Vantoir Roberto Brancher, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha

Possui Graduação em Pedagogia (1999), Especialização em Educação Especial, AH/SD (2008), Mestrado em Educação (2006) e Doutorado em Educação (2013) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), realizou o Doutorado Sanduíche no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2011). É professor efetivo do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha, atuando em cursos de Licenciatura e Pós-Graduação. Tem realizado estudos e pesquisas em Formação de Professores, Gênero, Diversidade e Inclusão. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Inicial e Continuada de Professores- MAGMA . Publicou recentemente os Livros: ?Formação de Professores em Tempos de Incerteza: Imaginários, Narrativas e Processos Autoformadores?; ?Inclusão e diversidade: Repensando saberes e fazeres na educação profissional, técnica e tecnológica?; ?Estrelas na terra? : repensando a atuação docente na pós-graduação: dentre saberes, fazeres, mitos e desafios?; ''Formação, Saberes e Representações: a História de Vida de Helena Ferrari Teixeira', 'Altas Habilidades/Superdotação: conversas e ensaios acadêmicos', além de outros escritos.

Valeska Maria Fortes de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (1986), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1990) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995). Realizou pós-doutorado na Faculdade das Humanidades, Ciências da Educação na Universidade de Buenos Aires, Argentina. Atualmente é professora titular da Universidade Federal de Santa Maria e professora titular da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação na especificidade da Sociologia da Educação. Integra como docente permanente a Linha de Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social (GEPEIS) consolidado no CNPq. Integra o GT08 - Formação de Professores da ANPED e é membro da Rede Sulbrasileira de Investigadores do Ensino Superior (RIES), Membro da Biograph - Associação Nacional de Pesquisa (Auto)Biográfica; Integrante da Rede Latino Americana de Educação, Cinema e Audiovisual ; Participante da Rede AIDU - Associación de Investigación de Docência Universitária. Representação da Educação na AUGM - Grupo Montevideo - UFSM. Membro do Conselho Municipal de Educação de Santa Maria pela UFSM. Autora de trabalhos acadêmicos com os temas no campo do Imaginário Social; Trajetos Formativos de Professores; Cinema como dispositivo de formação ética, estética e política; Imaginários e Vidas de Professores; O Cuidado de Si na formação docente.

Tania Micheline Miorando, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora e mestre em Educação, pela Universidade Federal de Santa Maria. É especialista e graduada em Educação Especial - Educação de Surdos, pela Universidade Federal de Santa Maria. É professora adjunta no Departamento de Educação Especial, da Universidade Federal de Santa Maria. Coordena a Caice/CSA-CE (Comissão de Avaliação Institucional do Centro de Educação/Comissão Setorial de Avaliação do Centro de Educação). Está vinculada ao Gepeis (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social), da Universidade Federal de Santa Maria. Tem proficiência em Tradução e Interpretação na Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa (PROLIBRAS), pela Universidade Federal de Santa Catarina. É sócia-fundadora da Associação Gaúcha dos Intérpretes da Língua de Sinais (AGILS). Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Formação de Professores, Educação de Surdos, Língua Brasileira de Sinais, Educação Especial, Imaginário Social, Educação, Imagens, História de Vida, Interação Social, Docência e Formação de Professores Surdos.

Keiciane Canabarro Drehmer-Marques, Universidade Federal de Santa Maria -UFSM

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria -UFSM (2020). Mestra em Educação em Ciências (2016), Especialista em Educação do campo (2021), licenciada em Ciências Biológicas (2012) e bacharela em Ciências Biológicas-UFSM (2019) .Tem experiência na área de formação de professores, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), Educação a Distância (EaD) , Ensino de Ciências/Biologia/Ciências da Natureza e interdisciplinaridade. Técnica em biologia na Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2022-01-03

Como Citar

Brancher, V. R. ., Fortes de Oliveira, V. M., Miorando, T. M., & Drehmer-Marques, K. C. (2022). PRÁTICAS EDUCATIVAS E FORMAÇÃO DOCENTE: RESSIGNIFICANDO METODOLOGIAS E SABERES. Revista Contexto &Amp; Educação, 37(116), 5–8. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.12996