FILMES, SAÚDE E ENSINO DE CIÊNCIAS: CONCEPÇÕES DOS ALUNOS A PARTIR DO FILME “OSMOSE JONES”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.117.12983

Palavras-chave:

TIC, Educação em saúde, Prática pedagógica, Currículo

Resumo

O cinema, como recurso didático, apresenta inúmeras possibilidades, aliando o aspecto cultural a conceitos escolares, tornando-se uma poderosa ferramenta de reflexão, contextualização e aprendizado. Nesse contexto, relata-se uma atividade realizada em uma turma do Ensino Fundamental, possuindo como foco a recorrência dos conteúdos relacionados ao corpo humano, saúde e higiene pessoal a partir da exibição do filme “Osmose Jones - Uma Aventura Radical pelo Corpo Humano”, conjuntamente a resolução de questões e discussão de pontos relevantes no filme, enfatizando-se a retificação de erros conceituais. Ainda, os alunos responderam a um questionário acerca da utilização de filmes em sua realidade escolar e das suas concepções sobre o assunto: esta metodologia é escassamente aproveitada como recurso didático, apesar dos alunos considerarem o uso do cinema em aulas importantes e apontarem que auxilia no processo de aprendizagem. Além disso, foi perceptível a facilidade em associar os conteúdos às analogias presentes no filme e a compreensão dos conceitos apresentados. Portanto, essa metodologia auxiliou na constituição da capacidade imaginativa e de associação da linguagem fílmíca cotidiana com os conhecimentos provenientes do ensino de Ciências e promoveu a conscientização acerca da problemática saúde, levando a constituição de um cidadão crítico e pensante.

Biografia do Autor

Giovana Laís Eckert, Universidade Federal da Fronteira Sul

Estudante de Ciências Biológicas na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Cerro Largo-RS. Participou como voluntária do programa PETCiências no período entre maio de 2017 e abril de 2018, trabalhando com a inserção do cinema em sala de aula no ensino da Biologia e do PIBID no período de agosto de 2018 à agosto de 2019. 

Cleiton Edmundo Baumgratz

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS/ Cerro Largo), aluno de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade de Brasília (PPGEDuC/UnB), Professor de Biologia na Fundação Educacional Machado de Assis (FEMA), professor de Microbiologia e Parasitologia no curso Técnico em Enfermagem e no curso Técnico em Farmácia (FEMA), participante do grupo de estudos em História do Currículo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), participante dos Ciclos Formativos em Ensino de Ciências e Matemática, do projeto de extensão Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM), foi bolsista do Programa de Educação Tutorial (PETCiências-SESu/MEC/FNDE). Experiências formativas de pesquisas em Ensino de Ciências, Inclusão, Teorias Curriculares, Livros Didáticos, Promoção da Saúde e Estudos Morfofisiológicos Humano.

Erica do Espirito Santo Hermel, Universidade Federal da Fronteira Sul

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas (1999), mestrado (2001) e doutorado (2005) em Ciências Biológicas: Neurociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com estágio de doutorado no exterior (doutorado-sanduíche) na Universidad Miguel Hernandez (2004). Atualmente, é Professora Associada da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Cerro Largo-RS, no Curso de Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (Mestrado). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM), sócia da SBEnBio, editora da área de Ensino de Biologia da Revista Insignare Scientia (RIS) e parecerista de periódicos da área de ensino. Atuou como professora colaboradora do Mestrado em Educação - UFFS (2013-2015), como professora de pós-graduações Lato sensu da UFFS (Interdisciplinaridade e Práticas Pedagógicas na Educação Básica (2012); e Ensino de Ciências e Matemática - também como orientadora (2013-2014), como coordenadora do PETCiências (2011-2016, atualmente é colaboradora), como coordenadora do PIBID - Ciências Biológicas (2016-2017), como membro do Comitê Assessor de Pesquisa - UFFS (2011-2017) e como colaboradora do Programa Ciclos Formativos em Ensino de Ciências e Matemática (2011-2016). Atua nas áreas de Ensino de Ciências e de Biologia, com ênfase no ensino de biologia celular, corpo humano, currículo, experimentação e livro didático.

Downloads

Publicado

2022-04-08

Como Citar

Eckert, G. L., Baumgratz, C. E., & do Espirito Santo Hermel, E. (2022). FILMES, SAÚDE E ENSINO DE CIÊNCIAS: CONCEPÇÕES DOS ALUNOS A PARTIR DO FILME “OSMOSE JONES”. Revista Contexto &Amp; Educação, 37(117), 167–176. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.117.12983