PERTURBAÇÕES AUDITIVAS: O CONHECIMENTO COMO CAMINHO PARA A PREVENÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.117.12981

Palavras-chave:

Otite Média Serosa; Prevenção; Audição; Terapia da Fala.

Resumo

Introdução: A otite média serosa e a perturbação do processamento auditivo são perturbações de difícil diagnóstico em crianças pequenas, pelo que, iniciativas de prevenção disseminam o conhecimento e a tomada de consciência, permitindo identificar precocemente tais perturbações. Com a colaboração da Universidade do Minho e da Universidade do Algarve promoveu-se um Ciclo de Conferências inserido numa ação de prevenção primária sobre um importante fator de risco para o desenvolvimento da linguagem: a otite média serosa, uma patologia altamente frequente e que acomete sobretudo crianças pequenas e que pode ter impacto na linguagem, bem como, atingir um pilar importante para o desenvolvimento linguístico: o processamento auditivo central. Objetivos: partilhar a experiência deste ciclo e o eventual impacto do conhecimento transmitido aos participantes. Metodologia: utilizou-se um questionário de caracterização sociodemográfica e de percepção/satisfação, com utilização de estatística descritiva para análise dos dados.  Resultados: os dados iniciais demonstram que houve impacto positivo na ampliação dos conhecimentos dos participantes e do reconhecimento dos mesmos da necessidade de mais formações nesta área. Conclusão: há interesse relevante na temática deste ciclo, sendo fundamental continuar-se a investir nestas atividades de prevenção, pelo seu potencial transformador nas práticas profissionais de todos os que lidam diretamente com crianças.

Biografia do Autor

Ana Catarina Baptista, Universidade do Minho

Universidade do Minho

Graça Simões de Carvalho, Universidade do Minho

Ciencias Biológicas, Educação em Saúde e em Ambiente

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Publicado

2022-04-08

Como Citar

Neves, R. ., Baptista, A. C. ., & Carvalho, G. S. de. (2022). PERTURBAÇÕES AUDITIVAS: O CONHECIMENTO COMO CAMINHO PARA A PREVENÇÃO. Revista Contexto & Educação, 37(117), 108–117. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.117.12981