SAÚDE E DROGAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS, CRIANDO UM PROBLEMA NO SUL DA COLÔMBIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.117.12979

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Estado da Arte, Ensino de Ciências, Drogas

Resumo

Atualmente, o nível de reconhecimento e percepção que os jovens têm sobre questões de saúde responsáveis ​​é baixo. Por isso, na adolescência, os aspectos relacionados à saúde não são considerados essenciais. Essa concepção na população jovem leva, desde tenra idade, a se expor a riscos e problemas de saúde relacionados ao consumo e ingestão de várias substâncias. Entre essa diversidade de substâncias, existem drogas (depressores, estimulantes e alucinógenos) e alimentos que são ingeridos sem levar em consideração as consequências de seu consumo e às vezes causam danos ao organismo. Assim, a Educação em Saúde é um tema emergente na educação e sua conexão com a sala de aula de ciências contribui significativamente para o desenvolvimento de pensamento crítico e atitudes saudáveis. Desta forma, é apresentado um estudo documental, cujo objetivo é reconhecer as construções teóricas em torno da dimensão dos vícios e da educação científica. Para isso, foram revisadas 23 referências acadêmicas, incluindo teses de graduação e pós-graduação, compiladas em revistas indexadas, bancos de dados e repositórios bibliográficos. A sistematização foi realizada com o Resumo Analítico Educacional - RAE e, a partir disso, foi construída uma matriz de revisão. Entre os achados mais relevantes, destaca-se o agrupamento do material revisado em três categorias discursivas: Droga na Sala de Aula de Ciências Usa de Substâncias Psicoativas e Educação em Saúde - Drogas. Assim, são reconhecidas diretrizes metodológicas voltadas à prevenção do consumo de drogas, ou seja, posições de natureza biológica e clínica. Pelo contrário, os registros que incluem o assunto na sala de aula de maneira formal são poucos, devido a emoções como apatia e desinteresse no corpo docente e à tendência de pensar nos vícios como uma questão de psicologia.

Biografia do Autor

Laura Lucía Ariza Vera, Universidad Surcolombiana

Licenciada en Ciencias Naturales: Física, Química y Biología

Investigador Semillero de Investigación Enseñanza de las Ciencias Naturales - ENCINA

Universidad Surcolombiana

Julián Camilo Perdomo Trujillo, Universidad Surcolombiana

Licenciado en Ciencias Naturales: Física, Química y Biología

Investigador Semillero de Investigación Enseñanza de las Ciencias Naturales - ENCINA

Universidad Surcolombiana

Elías Francisco Amórtegui Cedeño, Universidad Surcolombiana

Ph.D en Didáctica de las Ciencias Experimentales- Universitat de València (España) Profesor Asociado-Docente de Planta Tiempo Completo Coordinador Grupo de Investigación Conocimiento Profesional del Profesor de Ciencias-Categoría A Investigador Asociado-Ministerio de Ciencia, Tecnología e Innovación
Tutor Semillero ENCINA-Enseñanza de las Ciencias Naturales Universidad Surcolombiana.

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Publicado

2022-04-08

Como Citar

Mosquera, J. A., Ariza Vera, L. L., Perdomo Trujillo, J. C., & Amórtegui Cedeño, E. F. (2022). SAÚDE E DROGAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS, CRIANDO UM PROBLEMA NO SUL DA COLÔMBIA. Revista Contexto &Amp; Educação, 37(117), 177–185. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.117.12979