A SEXUALIDADE EM TEMPOS DE COVID-19: O USO DE MÍDIAS SOCIAIS POR HOMOSSEXUAIS NA PANDEMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.117.12879

Palavras-chave:

Sexualidade, Homossexualidade, Mídias Sociais, Covid-19

Resumo

Diante da pandemia do COVID-19, muitos problemas na saúde mental e nos relacionamentos afetivos e sexuais surgiram em decorrência das ações para a prevenção e o controle da doença. A chamada “quarentena” impôs às pessoas uma vida de isolamento social com restrições de contatos com amigos, parentes e vínculos amorosos estáveis ou não. O público homossexual ainda costuma esconder a expressão de seus desejos e vínculos eróticos em uma sociedade preconceituosa, utilizando-se de mídias sociais como alternativas para a busca de parceiros e encontros. Este estudo teve por objetivo investigar a opinião de 72 pessoas homossexuais ou bissexuais sobre o uso de mídias digitais para relacionamentos afetivos e sexuais antes e durante o período de isolamento, devido a prevenção ao contágio do COVID-19, que responderam a um questionário on line, para análise quantitativa. Os resultados mostram que a maioria dos/as entrevistados/as afirmou que os relacionamentos antes da pandemia mantiveram-se e houve um aumento da utilização das mídias sociais com seus parceiros/as com fins sexuais. Antes da pandemia o motivo principal do uso de aplicativos de relacionamentos era o de “marcar encontros”, mudando em tal período para a função de “ter com quem falar” ou deixaram de ser usados. Conclui-se que o público LGBTQ+ vivencia maior vulnerabilidade sexual e afetiva no período de isolamento social e profissionais da área da saúde mental devem oferecer mais atenção para essa população.

Biografia do Autor

Ana Cláudia Bortolozzi, Universidade Estadual `Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

É Psicóloga pela UNESP, Bauru. Mestre em Educação Especial, pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCar e Doutora em Educação pela UNESP, Marília. Fez pós-doutorado no Núcleo de Estudos da Sexualidade -NUSEX (UNESP, Araraquara) em 2009 e no exterior, no Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal) em 2017. É professora desde 1995 no Departamento de Psicologia da Universidade Estadual Paulista ?Júlio de Mesquita Filho?/UNESP, campus de Bauru e concursada na disciplina 'Desenvolvimento e Educação Sexual" em 2003. Desde 2019 é profa Associada, Livre-docente em "Educação Sexual, Inclusão e Desenvolvimento Humano" . Atua como docente na graduação em Psicologia e na Pós-graduação junto aos programas: Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (FC/UNESP, Bauru) e Educação Escolar (FCLar/ UNESP, Araraquara). Atuou como professora especialista integrando a equipe REDEFOR no Curso de Especialização em Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, na modalidade de Ensino a Distância (2014-2015) e como professora da equipe de coordenação do Curso de Práticas Educacionais Inclusivas na área da Deficiência Intelectual. Orienta alunos de iniciação cientifica, mestrado e doutorado. Supervisiona alunos em projetos de intervenção (Estágio em Educação Sexual) e/ou extensão. É revisora ad hoc para periódicos e órgaos de fomentos. É Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Sexualidade, Educação e Cultura (GEPESEC) e coordenadora do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Educação Sexual (LASEX). Tem experiência na área da Sexualidade e Deficiências e atua em diferentes temáticas: Educação em Sexualidade, Educação Especial e Inclusiva, Sexualidade e Deficiências, Sexualidade e Desenvolvimento Humano: infância, adolescência, idade adulta e avançada, estigma e diversidade, formação de professores/as, etc. Autora dos livros -Sexualidade e Deficiência- (Ed Unesp), -Inclusão e Sexualidade na voz de pessoas com deficiência física- (Ed. Juruá), e co-autora de livros infantis, dentre outras produções.

Caique Mendes Cordeiro, Universidade Estadual `Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Psicólogo pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Participou da frente de acolhimento como voluntário de psicologia no Núcleo Técnico de Atenção Psicossocial (NTAPS) da UNESP - Bauru, atuando na promoção de saúde mental no campus. Foi diretor de qualidade na Interage Empresa Júnior de Psicologia da UNESP - Bauru. Fez estágios em clínica infantil de orientaçaõ psicanalítica, psicologia organizacional e do trabalho e psicologia e educação. Atualmente tem uma clínica particular. Áreas de estudo e interesse: psicologia, sexualidade, clínica psicanalítica e psicologia escolar.

Leilane Raquel Spadotto de Carvalho, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho

Graduada em psicologia pela Universidade do Sagrado Coração - USC - Bauru (2017). Doutoranda e mestra pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Faculdade de Ciências da UNESP de Bauru. Atualmente é docente no curso de graduação em Psicologia de uma instituição de ensino superior (IES) particular do interior paulista. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa "Sexualidade, Educação e Cultura" (GEPESEC) da UNESP de Bauru, cadastrado no CNPq. Ex-organizadora do Projeto Cine Fórum e Debate, idealizado e organizado pelos alunos de Psicologia da USC Bauru (2015). Organizadora da Coleção Sexualidade & Mídias (2019-atual) e de eventos vinculados ao GEPESEC.

Downloads

Publicado

2022-04-08

Como Citar

Bortolozzi, A. C., Mendes Cordeiro, C., & Spadotto de Carvalho, L. R. (2022). A SEXUALIDADE EM TEMPOS DE COVID-19: O USO DE MÍDIAS SOCIAIS POR HOMOSSEXUAIS NA PANDEMIA . Revista Contexto & Educação, 37(117), 140–153. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.117.12879