SER PROFESSOR NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: SABERES, FAZERES E COMPROMISSOS EM UMA TRÍADE FORMATIVA
BE A TEACHER IN AN INCLUSIVE PERSPECTIVE: KNOWLEDGE, PRACTICES AND COMMITMENTS IN A TRAINING TRIAD
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.12701Palavras-chave:
docência, educação inclusiva, saberes e fazeres docentesResumo
Este estudo reflexivo foi construído com o intuito de problematizar a docência no contexto da educação brasileira, tratando especificamente de professores que atuam na sala de aula regular e que se encontram preocupados em qualificar suas práticas e que, ao mesmo tempo, estão buscando possibilidades para a concretização de uma educação verdadeiramente inclusiva. Para tanto, propomos a refletir sobre os saberes, os fazeres e os compromissos dos professores que atuam na perspectiva inclusiva, trazendo à tona a importância da formação docente para a discussão. Fundamentadas pelos estudos de Tardif (2002), López (2016) e Arroyo (2013, 2014) nossas reflexões estão assentadas no conceito de professor inclusivo, o qual é por nós entendido como aquele professional de que assume como protagonista de sua ação docente e dos processos de aprendizagem de todos seus estudantes. Nessa direção, estruturamos nossas reflexões a partir de uma proposição de uma tríade formativa, a qual pressupõe a relação entre saberes, fazeres e compromissos, interligados, compondo a construção permanente do profissional inclusivo. Defende-se que cada elemento da tríade possui uma interdependência dos demais, da mesma forma que todos eles dependem da formação permanente e da experiência de cada professor, sendo esses processos individuais e coletivos ao mesmo tempo.
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