SER PROFESSOR NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: SABERES, FAZERES E COMPROMISSOS EM UMA TRÍADE FORMATIVA

BE A TEACHER IN AN INCLUSIVE PERSPECTIVE: KNOWLEDGE, PRACTICES AND COMMITMENTS IN A TRAINING TRIAD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.12701

Palavras-chave:

docência, educação inclusiva, saberes e fazeres docentes

Resumo

Este estudo reflexivo foi construído com o intuito de problematizar a docência no contexto da educação brasileira, tratando especificamente de professores que atuam na sala de aula regular e que se encontram preocupados em qualificar suas práticas e que, ao mesmo tempo, estão buscando possibilidades para a concretização de uma educação verdadeiramente inclusiva. Para tanto, propomos a refletir sobre os saberes, os fazeres e os compromissos dos professores que atuam na perspectiva inclusiva, trazendo à tona a importância da formação docente para a discussão. Fundamentadas pelos estudos de Tardif (2002), López (2016) e Arroyo (2013, 2014) nossas reflexões estão assentadas no conceito de professor inclusivo, o qual é por nós entendido como aquele professional de que assume como protagonista de sua ação docente e dos processos de aprendizagem de todos seus estudantes.  Nessa direção, estruturamos nossas reflexões a partir de uma proposição de uma tríade formativa, a qual pressupõe a relação entre saberes, fazeres e compromissos, interligados, compondo a construção permanente do profissional inclusivo. Defende-se que cada elemento da tríade possui uma interdependência dos demais, da mesma forma que todos eles dependem da formação permanente e da experiência de cada professor, sendo esses processos individuais e coletivos ao mesmo tempo.

Biografia do Autor

Cláudia Terra do Nascimento Paz, Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Tubarão

Pedagoga, Psicopedagoga, Especialista em Educação Especial, Doutora em Educação, na linha de pesquisa: Psicopedagogia e processos de ensino e aprendizagem, pela UFRGS. Docente efetiva do IFSC, Campus Tubarão.

Tasia Fernanda Wisch, Colégio de Aplicação da UFRGS

Professora de educação especial formada pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2008). Especialista em Gestão Educacional (2011), Mestra em Educação - UFSM (2013) e Doutora em Educação - UFSM (2020). Atualmente atua como professora de Educação Especial no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp/UFRGS). Principais temáticas de pesquisa: Processos Inclusivos, formação de professores, aprendizagem docente e alfabetização.

Downloads

Publicado

2022-01-03

Como Citar

Paz, C. T. do N. ., & Wisch, T. F. (2022). SER PROFESSOR NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: SABERES, FAZERES E COMPROMISSOS EM UMA TRÍADE FORMATIVA: BE A TEACHER IN AN INCLUSIVE PERSPECTIVE: KNOWLEDGE, PRACTICES AND COMMITMENTS IN A TRAINING TRIAD. Revista Contexto &Amp; Educação, 37(116), 9–22. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.12701

Edição

Seção

Dossie Práticas educativas e formação docente: metodologias e saberes