INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: IMPORTÂNCIA DA CONSTRUÇÃO DE SABERES RELACIONADOS À PRÁTICA DOCENTE

INITIATION TO TEACHING: IMPORTANCE OF BUILDING KNOWLEDGE RELATED TO TEACHING PRACTICE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.12695

Palavras-chave:

PIBID, Saberes docentes, Formação de professores, Licenciatura

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar os saberes docentes construídos ao decorrer das atividades desenvolvidas por egressos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no subprojeto “PIBID Biologia-Alegre” do Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). A pesquisa tem caráter qualitativo, caracterizada por um estudo de caso. O levantamento de dados foi realizado através de questionários e entrevistas semiestruturadas e as informações foram analisadas através da análise de conteúdo, a partir de quatro categorias: saberes da formação profissional, saberes curriculares, saberes disciplinares e saberes experienciais. Os entrevistados relataram experiências formativas durante a participação no PIBID que possibilitaram a construção de saberes inerentes à prática docente e ressignificação de conceitos e aspectos relacionados ao saber-fazer docente, a partir da vivência em sala de aula. Ainda, a construção desses saberes possibilitou a compreensão de atividades que auxiliam a função, como o planejamento e organização; utilização de diferentes metodologias e recursos; conhecimento curricular e científico contextualizados e; interação com alunos e demais sujeitos que compõem o ambiente escolar. Logo, conclui-se que o PIBID auxilia a prática docente, caracterizando-se como espaço formativo de construção e desenvolvimento de saberes docentes essenciais à profissão.

Biografia do Autor

Talita Molina Lopes Tanes, Universidade Federal do Espírito Santo

Licenciada em Ciências Biológicas e Mestra em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores, com ênfase na formação inicial de professores, ambas titulações pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atualmente é doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT) do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), finalista do curso de Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (Uninter) e do Curso Técnico em Multimeios Didáticos pelo Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor) do IFES. É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Formação de Profissionais da Educação (GEPPFOR) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), na linha de pesquisa Alfabetização Tecnológica e Metodologias de ensino Ativas na Educação Básica e Superior. Atuou como bolsista de Iniciação à Docência pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e como monitora estudantil nas disciplinas de Didática e Biofísica durante a primeira licenciatura.

Elias Terra Werner, Universidade Federal do Espírito Santo

Bacharel e licenciado em Ciências Biológicas, Mestre em Biologia Vegetal com ênfase em Fisiologia Vegetal e Doutor em Produção Vegetal com ênfase em Biotecnologia e Ecofisiologia Vegetal, todos os títulos pela Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Cultura de Tecidos Vegetais, Biologia Molecular, Ecofisiologia Vegetal e no Ensino de Ciências e Biologia. Atualmente é Professor Adjunto A nível 2 no Departamento de Biologia do Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde da Universidade Federal do Espírito Santo (campus Alegre-ES) e Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Biologia Vegetal (UFES-Vitória).

Downloads

Publicado

2022-01-03

Como Citar

Molina Lopes Tanes, T., & Terra Werner, E. (2022). INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: IMPORTÂNCIA DA CONSTRUÇÃO DE SABERES RELACIONADOS À PRÁTICA DOCENTE: INITIATION TO TEACHING: IMPORTANCE OF BUILDING KNOWLEDGE RELATED TO TEACHING PRACTICE. Revista Contexto &Amp; Educação, 37(116), 36–56. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.12695

Edição

Seção

Dossie Práticas educativas e formação docente: metodologias e saberes