INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: IMPORTÂNCIA DA CONSTRUÇÃO DE SABERES RELACIONADOS À PRÁTICA DOCENTE
INITIATION TO TEACHING: IMPORTANCE OF BUILDING KNOWLEDGE RELATED TO TEACHING PRACTICE
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.12695Palavras-chave:
PIBID, Saberes docentes, Formação de professores, LicenciaturaResumo
O objetivo deste estudo foi analisar os saberes docentes construídos ao decorrer das atividades desenvolvidas por egressos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no subprojeto “PIBID Biologia-Alegre” do Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). A pesquisa tem caráter qualitativo, caracterizada por um estudo de caso. O levantamento de dados foi realizado através de questionários e entrevistas semiestruturadas e as informações foram analisadas através da análise de conteúdo, a partir de quatro categorias: saberes da formação profissional, saberes curriculares, saberes disciplinares e saberes experienciais. Os entrevistados relataram experiências formativas durante a participação no PIBID que possibilitaram a construção de saberes inerentes à prática docente e ressignificação de conceitos e aspectos relacionados ao saber-fazer docente, a partir da vivência em sala de aula. Ainda, a construção desses saberes possibilitou a compreensão de atividades que auxiliam a função, como o planejamento e organização; utilização de diferentes metodologias e recursos; conhecimento curricular e científico contextualizados e; interação com alunos e demais sujeitos que compõem o ambiente escolar. Logo, conclui-se que o PIBID auxilia a prática docente, caracterizando-se como espaço formativo de construção e desenvolvimento de saberes docentes essenciais à profissão.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Contexto & Educação, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de outubro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Contexto & Educação o direito de primeira publicação.