INDAGAÇÃO DIALÓGICA DE GORDON WELLS EM PROCESSOS FORMATIVOS COM PROFESSORES: INTERLOCUÇÕES COM A COMUNIDADE CIENTÍFICA INTERNACIONAL

GORDON WELLS’ DIALOGICAL INQUIRY IN FORMATIVE PROCESSES WITH TEACHERS: INTERLOCUTIONS WITH THE INTERNATIONAL SCIENTIFIC COMMUNITY

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.12687

Palavras-chave:

Gordon Wells, Indagação Dialógica, Processo Formativo, Desenvolvimento Profissional

Resumo

O estudo comunica, em perspectiva fenomenológica hermenêutica, o que se mostra da indagação dialógica de Gordon Wells em comunicações da comunidade científica internacional que envolvam processos formativos. Desenvolveu-se uma pesquisa exploratória-descritiva a partir das 10 obras mais citadas do autor na base de dados do Google Acadêmico. Foram selecionados 119 trabalhos, lidos integralmente e organizados em sínteses, traduzidas para língua portuguesa, evidenciando os aspectos teórico-práticos da indagação dialógica em cada um deles. Emergiram do processo da análise cinco  categorias: i) Escrita, Leitura e Comunicação via Ferramentas Tecnológicas; ii) A Interatividade e a Colaboração em Redes; iii) Desenvolvimento Profissional em Comunidades; iv) Aprendizagem Colaborativa no Ensino de Ciências; v) Tutoria e Mediação no Desenvolvimento Profissional. Os aspectos que se mostram em relação aos contextos em que a indagação dialógica de Gordon Wells é integrada fornecem pistas para que seja possível compreender o desenvolvimento profissional em um viés dialógico, social e colaborativo em ambientes com sujeitos diferentes.

Biografia do Autor

Anahy Arrieche Fazio, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

Possui graduação em Física Licenciatura (2010) e Física Bacharelado ? Ênfase Física Médica (2011) e mestrado em Ciências Fisiológicas ?Fisiologia Animal Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande. Participou do Projeto Institucional de Bolsas e Incentivo a Docência (PIBID), Projetos Novos Talentos da Física e Biologia e Projeto Neuroeduca, projetos estes que envolvem o Ensino Científico, formação de professores e a Educação Básica de forma contextual e interdisciplinar unificando os diversos campos da Ciência e Tecnologias. Atualmente atua na EaD como tutora no curso de Licenciatura em Ciências da Fundação Universidade do Rio Grande e integra o grupo de pesquisa Comunidade de Indagação em Ensino de Física Interdisciplinar.

Valmir Heckler, Universidade Federal do Rio Grande

Doutor em Educação em Ciências, Mestre em Ensino de Física, Licenciado em Ciências: Habilitação em Física e Matemática. Possui experiência profissional no Ensino de Ciências na Educação Básica, Ensino Superior e na área de Gestão. Atualmente é professor no Programa de Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e atua na Educação Presencial e na Educação Online. Líder do grupo de pesquisa CIEFI - Comunidade de Indagação em Ensino de Física Interdisciplinar, tem como temáticas principais de Pesquisa: TIC na Educação em Ciências; Educação Online, pesquisa-formação online de professores, Experimentação em Ciências, Indagação online, Ensino Remoto, Investigação no contexto educativo.

Maria do Carmo Galiazzi, Universidade Federal do Rio Grande

Professora titular aposentada na Universidade Federal do Rio Grande. Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000) com tese sobre o educar pela pesquisa na formação de professores de Ciências. graduação em Licenciatura em Ciências - Habilitação Química pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1990), bacharel em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979). Atuou como professora na Educação Básica no Ensino de Ciências e no Ensino Superior na Escola de Química e Alimentos nas disciplinas básicas de Química Geral, Química Orgânica, Estágios e Educação Química e no programas de pós Graduação em Educação Ambiental. Coordenou o Programa Institucional de Incentivo a Docência de 2008 a 2017. Atualmente professora voluntária atua no Programa de Pós-graduação de Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde com projetos de pesquisa relativos à formação de professores de Ciências, principalmente nos temas: educar pela pesquisa, formação de professores, educação química, educação em ciências, experimentação em sala de aula. A linha de pesquisa a que pertence é formação de professores e pesquisa a contribuição da pesquisa na formação de professores assumindo a escrita como dispositivo fenomenológico-hermenêutico da pesquisa produzida em rodas de formação que investigam a escola e com isso promovem a formação de professores e o desenvolvimento curricular na educação básica e na universidade. Desenvolve a metodologia de Análise Textual Discursiva com co-autoria com Prof. Roque Moraes (in memoriam). Traduz Gordon Wells por sua contribuição para o ensino de Ciências. Na graduação atua no curso de Licenciatura em Ciências EaD. Desenvolve o projeto de extensão Cirandar: rodas de investigação desde a escola desde 2012.

Downloads

Publicado

2022-01-03

Como Citar

Arrieche Fazio, A., Heckler, V., & Galiazzi, M. do C. (2022). INDAGAÇÃO DIALÓGICA DE GORDON WELLS EM PROCESSOS FORMATIVOS COM PROFESSORES: INTERLOCUÇÕES COM A COMUNIDADE CIENTÍFICA INTERNACIONAL: GORDON WELLS’ DIALOGICAL INQUIRY IN FORMATIVE PROCESSES WITH TEACHERS: INTERLOCUTIONS WITH THE INTERNATIONAL SCIENTIFIC COMMUNITY. Revista Contexto &Amp; Educação, 37(116), 57–75. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.12687

Edição

Seção

Dossie Práticas educativas e formação docente: metodologias e saberes