INDAGAÇÃO DIALÓGICA DE GORDON WELLS EM PROCESSOS FORMATIVOS COM PROFESSORES: INTERLOCUÇÕES COM A COMUNIDADE CIENTÍFICA INTERNACIONAL
GORDON WELLS’ DIALOGICAL INQUIRY IN FORMATIVE PROCESSES WITH TEACHERS: INTERLOCUTIONS WITH THE INTERNATIONAL SCIENTIFIC COMMUNITY
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.12687Palavras-chave:
Gordon Wells, Indagação Dialógica, Processo Formativo, Desenvolvimento ProfissionalResumo
O estudo comunica, em perspectiva fenomenológica hermenêutica, o que se mostra da indagação dialógica de Gordon Wells em comunicações da comunidade científica internacional que envolvam processos formativos. Desenvolveu-se uma pesquisa exploratória-descritiva a partir das 10 obras mais citadas do autor na base de dados do Google Acadêmico. Foram selecionados 119 trabalhos, lidos integralmente e organizados em sínteses, traduzidas para língua portuguesa, evidenciando os aspectos teórico-práticos da indagação dialógica em cada um deles. Emergiram do processo da análise cinco categorias: i) Escrita, Leitura e Comunicação via Ferramentas Tecnológicas; ii) A Interatividade e a Colaboração em Redes; iii) Desenvolvimento Profissional em Comunidades; iv) Aprendizagem Colaborativa no Ensino de Ciências; v) Tutoria e Mediação no Desenvolvimento Profissional. Os aspectos que se mostram em relação aos contextos em que a indagação dialógica de Gordon Wells é integrada fornecem pistas para que seja possível compreender o desenvolvimento profissional em um viés dialógico, social e colaborativo em ambientes com sujeitos diferentes.
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