AULAS VIRTUALIZADAS NO ENSINO SUPERIOR: AINDA PRECISAMOS DO CORPO PARA ENSINAR E APRENDER?

VIRTUALIZED CLASSES IN HIGHER EDUCATION: DO WE STILL NEED THE BODY TO TEACH AND LEARN?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.12595

Palavras-chave:

Ensino, Corpo, Ensino Superior, Tecnologias Digitais

Resumo

Esta pesquisa qualitativa investigou o lugar do corpo no Ensino Superior, a partir da análise do discurso de estudantes e professores de graduação que, em 2020, experimentaram aulas virtualizadas no período da pandemia de COVID-19. O contexto de estudo foi uma instituição de Ensino Superior do RS/Brasil. As informações foram coletadas com 245 estudantes e 40 professores, por meio de um questionário elaborado no Google Forms. Em relação ao lugar do corpo nas aulas da graduação, constataram-se compreensões diferentes, que transitam entre a possibilidade de renúncia ao encontro físico e presencial, como no caso do ensino dos conhecimentos teóricos, e as que reclamam da ausência corporal, principalmente, em se tratando do conhecimento construído em aulas práticas, nos laboratórios de ensino e na interação entre estudantes e professores. Conclui-se que ainda há lugar para o corpo no Ensino Superior e que aprendemos na relação com o outro e por meio dos sentidos corporais. Negar o corpo é colocar-se na contramão da essência da existência humana, pois somos corpo e nos fazemos presentes no mundo a partir dele.

Biografia do Autor

Derli Juliano Neuenfeldt, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Doutorado em Ciências: Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade do Vale do Taquari - Univates. Professor titular dos cursos de Educação Física - Licenciatura e Bacharelado e do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Vale do Taquari - Univates. Integrante da equipe da pesquisa “O ensinar da infância à idade adulta: olhares de professores e alunos” (Univates).

Rogério José Schuck, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (1992), Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999) e Doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino - PPGENSINO da Univates, atuando também junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE.

Isabel Pavan, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Acadêmica do Curso de Educação Física - Licenciatura da Universidade do Vale do Taquari. Bolsista de iniciação científica.

Downloads

Publicado

2022-01-03

Como Citar

Neuenfeldt, D. J., Schuck, R. J., & Pavan, I. (2022). AULAS VIRTUALIZADAS NO ENSINO SUPERIOR: AINDA PRECISAMOS DO CORPO PARA ENSINAR E APRENDER? VIRTUALIZED CLASSES IN HIGHER EDUCATION: DO WE STILL NEED THE BODY TO TEACH AND LEARN?. Revista Contexto &Amp; Educação, 37(116), 111–129. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.12595

Edição

Seção

Dossie Práticas educativas e formação docente: metodologias e saberes