Formação Continuada: Percepções Docentes sobre as Contribuições de Processos Formativos Contínuos
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.118.12396Palavras-chave:
Formação continuada, Prática docente, Interdisciplinaridade, Trabalho ColetivoResumo
Este estudo analisou a percepção de docentes sobre as contribuições de processos contínuos de formação nas suas práticas pedagógicas, em uma escola estadual de Santa Maria – RS. Um grupo de pesquisadores está inserido na instituição escolar desde 2011, na qual realiza processos formativos contínuos, partindo de distintas temáticas de acordo com a demanda local. Ao analisar conjuntamente esse processo, 20 representantes do corpo docente, estiveram presentes em uma entrevista semiestruturada, que contemplou questionamentos sobre os processos formativos e suas práticas pedagógicas. Para a apreciação das repostas, utilizou-se a Análise de Conteúdo, emergindo categorias conforme a frequência do que fora exposto pelas docentes. Os resultados demonstraram mudanças substanciais nas práticas pedagógicas, pois possibilitaram a articulação do trabalho coletivo por meio da dialogicidade, interdisciplinaridade e planejamento conjunto, resultando em uma prática pedagógica reflexiva, e também um maior envolvimento dos estudantes nas propostas desenvolvidas. Sobretudo ocorreu a contextualização de situações significantes relacionadas à comunidade com os conhecimentos específicos, assim como foram abordados e trabalhados nas formações. Por fim, observou-se que o empenho do grupo de pesquisa juntamente com as docentes, favoreceu com que novas propostas e estratégias metodológicas fossem utilizadas, assim como a consolidação da relação escola-universidade ao longo dos anos.
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