BRASIL 500 ANOS: a narrativa midiática (disciplinando o ensino de história)

Autores

  • Ronaldo Queiroz de Morais Colégio Militar de Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2001.61.23-38

Resumo

O presente artigo propõe contabilizar o impacto da narrativa
midiática no espaço-escolar na comemoração dos 500 Anos, a
partir da observação dos projetos e proposições de atividades em algumas escolas do Município de Santa Maria. A narrativa midiática é o relato ou aparato discursivo da Indústria Cultural que interfere no fazer-escolar imobilizando os corpos, com saberes-poderes específicos, imbricados no mercado total. Na comemoração dos 500 Anos presenciamos: de um lado a memória coletiva imobilizada e de outro uma produção acadêmica
sitiada pelo mercado. Destarte, a imagem-mercadoria
instrumentalizou o tempo social, impondo um determinado ensino
de história que deve ser contabilizado no espaço-escolar.

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Publicado

2013-05-24

Como Citar

Morais, R. Q. de. (2013). BRASIL 500 ANOS: a narrativa midiática (disciplinando o ensino de história). Revista Contexto &Amp; Educação, 16(61), 23–38. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2001.61.23-38