PESQUISAR, PARTICIPAR: Sensibilidades (Pós)Modernas

Autores

  • Elisa Pereira Gonsalves Universidade Federal de São Carlos, SP

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2001.63.93-106

Resumo

A pesquisa em educação popular pressupõe a construção do
conhecimento pelas relações dialógicas entre os grupos sociais.
A pesquisa-ação em educação popular geralmente implica alto grau de envolvimento emocional do pesquisador. A experimentação confere estatuto científico à pesquisa-ação. A
construção participativa do conhecimento distingue a pesquisa-
ação entre as atividades científicas. A participação dos sujeitos
na pesquisa opera a substituição dos ideais de explicação e  controle pelos de compreensão, significado e ação, aproximando-
se do paradigma interpretativo ou hermenêutico.

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Publicado

2013-05-23

Como Citar

Gonsalves, E. P. (2013). PESQUISAR, PARTICIPAR: Sensibilidades (Pós)Modernas. Revista Contexto &Amp; Educação, 16(63), 93–106. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2001.63.93-106