O USO DA ROBÓTICA NO ENSINO DE LÓGICA COMPUTACIONAL: UMA PROPOSTA PARA AS SÉRIES INICIAIS
THE USE OF ROBOTICS ON THE TEACHING OF COMPUTATIONAL LOGIC: A PROPOSAL TO THE BEGINNING GRADES
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.114.131-145Palavras-chave:
Pensamento Computacional, Robótica na Educação, Tecnologia EducacionalResumo
A Internet das Coisas é uma forte tendência na sociedade contemporânea e tecnológica. Diante disso, o conhecimento de conceitos em computação torna-se requisito para habilitar cidadãos ao contexto da sociedade da informação. O estímulo ao raciocínio lógico-abstrato e a resolução de problemas através da abordagem do Pensamento Computacional são caminhos essenciais para alcançar tal objetivo. Sendo assim, o presente trabalho descreve uma pesquisa que confeccionou um dispositivo robótico e desenvolveu um aplicativo utilizando-se do microcontrolador Arduino e do software AppInventor, associados a uma sequência didática para introduzir conceitos do Pensamento Computacional. O objetivo principal da utilização dos dispositivos era verificar seus desdobramentos junto a crianças em idade de alfabetização, ao adotar a robótica educativa por meio de dispositivos móveis. Durante sua realização, pode-se observar indícios de que as crianças participantes conseguiram lidar razoavelmente com questões abstratas a partir das atividades propostas neste trabalho. Também se conclui que ações como essa demonstram ser possível a inserção do Pensamento Computacional consorciado com atividades lúdicas desde os primeiros anos escolares.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Contexto & Educação, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de outubro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Contexto & Educação o direito de primeira publicação.