REVISÃO SISTEMÁTICA DE ESTUDOS SOBRE COMPUTAÇÃO DESPLUGADA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR DE 2014 A 2020: TENDÊNCIAS NO CAMPO
A SYSTEMATIC LITERATURE REVIEW OF STUDIES ON UNPLUGGED COMPUTING IN ELEMENTARY/HIGH SCHOOL AND HIGHER EDUCATION FROM 2014 TO 2020: TRENDS IN THE FIELD
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.114.10-30Palabras clave:
Computação Desplugada, Revisão Sistemática, Educação básica e superiorResumen
Este artigo tem como objetivo apresentar uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) de publicações científicas sobre Computação Desplugada (CD) na Educação Básica e no Ensino Superior, publicadas de 2014 a 2020 em alguns dos principais meios acadêmicos brasileiros relacionados à Computação e Educação: SBIE, WIE, WCBIE, RBIE, RENOTE, WEI, WIT e ANPED. Para tanto, seguiram-se as etapas definidas no protocolo de pesquisa e a consulta às bases de dados eletrônicos. Dos estudos pesquisados, foram selecionados para análise sessenta e sete que atenderam aos critérios de inclusão estabelecidos. Os principais resultados indicam que há um aumento nas pesquisas quanto ao uso da CD na Educação Básica, especialmente no Ensino Fundamental e em escolas públicas. A maior parte dos estudos se baseia nas atividades do livro Computer Science Unplugged e em atividades desplugadas autorais. Os conceitos mais trabalhados nos estudos são Algoritmo, Lógica de Programação e Números Binários. A maioria dos estudos analisados são desenvolvidos sem associação explícita a alguma disciplina da Base Nacional Curricular Comum (BNCC).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao publicar na Revista Contexto & Educação, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de outubro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Contexto & Educação o direito de primeira publicação.