METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE PROGRAMAÇÃO INTRODUTÓRIA: UM ESTUDO COM PROFESSORES NUMA UNIVERSIDADE BRASILEIRA
TEACHING INTRODUCTORY PROGRAMMING: A STUDY WITH PROFESSORS AT A BRAZILIAN UNIVERSITY
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.114.146-165Palavras-chave:
planejamento, metodologia de ensino, métodos de ensino, atividadesResumo
Este artigo baseia-se em um projeto de investigação mais alargado e tem por objetivo estudar as práticas docentes em uma universidade brasileira no que concerne à metodologia de ensino na Programação Introdutória, nomeadamente os métodos de ensino, a lógica de organização das atividades e a percepção docente quanto ao envolvimento dos estudantes nas aulas. Constitui-se em um tema relevante no contexto do Ensino Superior na medida que entender essas práticas ajudará a promover reflexões e mudanças para um processo de ensino-aprendizagem mais eficaz. Os dados foram recolhidos de entrevistas individuais semiestruturadas a docentes de uma universidade brasileira a respeito de seus planejamentos e práticas em sala de aula. Concluiu-se que a lógica dominante de ensino desses professores é bastante tradicional, sobressaindo-se o método magistral, tendo como organização das atividades a explicação de conteúdo seguida de exemplos e atividades práticas, principalmente exercícios, com variações no tempo e no espaço. Apesar da maioria dos docentes relatar um bom envolvimento dos estudantes nas aulas, há uma limitada variedade de tarefas ofertada aos estudantes. Nesse ínterim, uma competência docente essencial é possuir o conhecimento de vários métodos e estratégias para um ensino mais eficaz, o que subjaz uma ressignificação da identidade profissional docente.
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