NEOLIBERALISMO E EDUCAÇÃO: APROXIMAÇÕES ENTRE BRASIL E CHILE

NEOLIBERALISM AND EDUCATION: RAPPROCHEMENT BETWEEN BRAZIL AND CHILE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.11611

Palavras-chave:

neoliberalismo e educação, América Latina, política educacional

Resumo

O presente trabalho objetiva realizar uma aproximação entre Brasil e Chile no campo educacional. Acredita-se que, por estarem ambos sob influência do ideário neoliberal e apresentarem elementos socioeconômicas similares, é construtivo realizar uma discussão sobre educação de maneira interligada. Ambos os países apresentam, sob influência do neoliberalismo, sistemas de ensino descentralizados e participação do setor privado balizados por meio de avaliações em larga escala cuja eficácia tem sido questionada. Essas características refletiram no aprofundamento da desigualdade em termos de qualidade, diferenciando não apenas as escolas e universidades, mas também os alunos. Evidência disto são as manifestações populares com demandas na área da educação que aconteceram nos últimos anos no Chile e, mais recentemente, no Brasil, algumas das quais com as mesmas reinvindicações. Dessa forma, a aplicação do ideário neoliberal na educação tem ocasionado consequências negativas em ambos os países, como o aumento da desigualdade educacional e a deterioração da qualidade. Por isso, é imperativo que analisemos as experiências já consolidadas no Chile para entendermos as consequências em ebulição no Brasil, considerando o neoliberalismo e sua influência na educação como um fenômeno supranacional.

Biografia do Autor

Rafael Ghidini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Aluno do Programa de Pós-Graduação em Geografia, na mesma instituição. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação e Ensino de Geografia (GPEG).

Najla Mehanna Mormul, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora do curso de Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação e Ensino de Geografia (GPEG), na mesma instituição.

Downloads

Publicado

2022-01-03

Como Citar

Ghidini, R., & Mehanna Mormul, N. (2022). NEOLIBERALISMO E EDUCAÇÃO: APROXIMAÇÕES ENTRE BRASIL E CHILE: NEOLIBERALISM AND EDUCATION: RAPPROCHEMENT BETWEEN BRAZIL AND CHILE. Revista Contexto &Amp; Educação, 37(116), 337–353. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.11611