NEOLIBERALISMO E EDUCAÇÃO: APROXIMAÇÕES ENTRE BRASIL E CHILE
NEOLIBERALISM AND EDUCATION: RAPPROCHEMENT BETWEEN BRAZIL AND CHILE
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.11611Palavras-chave:
neoliberalismo e educação, América Latina, política educacionalResumo
O presente trabalho objetiva realizar uma aproximação entre Brasil e Chile no campo educacional. Acredita-se que, por estarem ambos sob influência do ideário neoliberal e apresentarem elementos socioeconômicas similares, é construtivo realizar uma discussão sobre educação de maneira interligada. Ambos os países apresentam, sob influência do neoliberalismo, sistemas de ensino descentralizados e participação do setor privado balizados por meio de avaliações em larga escala cuja eficácia tem sido questionada. Essas características refletiram no aprofundamento da desigualdade em termos de qualidade, diferenciando não apenas as escolas e universidades, mas também os alunos. Evidência disto são as manifestações populares com demandas na área da educação que aconteceram nos últimos anos no Chile e, mais recentemente, no Brasil, algumas das quais com as mesmas reinvindicações. Dessa forma, a aplicação do ideário neoliberal na educação tem ocasionado consequências negativas em ambos os países, como o aumento da desigualdade educacional e a deterioração da qualidade. Por isso, é imperativo que analisemos as experiências já consolidadas no Chile para entendermos as consequências em ebulição no Brasil, considerando o neoliberalismo e sua influência na educação como um fenômeno supranacional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Contexto & Educação, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de outubro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Contexto & Educação o direito de primeira publicação.