O INVESTIMENTO NO “POTENCIAL DOS JOVENS” COMO UMA TECNOLOGIA BIOPOLÍTICA: REPENSANDO O PROTAGONISMO JUVENIL NO CONTEXTO DO “NOVO ENSINO MÉDIO”

THE INVESTMENT IN THE “POTENTIAL OF YOUTH” AS A BIOPOLITICAL TECHNOLOGY: RETHINKING THE YOUTH PROTAGONISM IN THE CONTEXT OF “NEW HIGH SCHOOL”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.11035

Resumo

O protagonismo juvenil ganha uma fundamentação teórica no Brasil com o trabalho do pedagogo Antonio Carlos Gomes da Costa na década de 1990, a partir da experiência de trabalho com jovens em organizações não-governamentais. Esse protagonismo é inspirado pelo que ficou conhecido como Relatório Jacques Delors, que enuncia os quatro pilares de uma “Educação para o século XXI”, a saber, aprender a ser, aprender a fazer, aprender a aprender e aprender a conviver. Com esse protagonismo o jovem formaria sua autonomia a partir de uma experiência mais voltada às suas próprias competências e habilidades. A partir de uma análise documental inspirada pelo trabalho de Foucault, buscamos analisar o discurso do protagonismo juvenil em conexão com a releitura que o filósofo desenvolve da noção de capital humano. Argumentamos neste texto que o protagonismo juvenil, para além de estar ligado a uma estratégia de investimento no “potencial da juventude” para o desenvolvimento social de uma população, também é uma estratégia biopolítica de formação de uma cultura empreendedora com vistas ao desenvolvimento econômico e social do país.

Biografia do Autor

Marcos Vinicius da Silva Goulart, Secretaria de Educação de São Borja

Professor Orientador Educacional na Secretaria de Educação de São Borja. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Clarice Salete Traversini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2022-01-03

Como Citar

Goulart, M. V. da S., & Traversini, C. S. (2022). O INVESTIMENTO NO “POTENCIAL DOS JOVENS” COMO UMA TECNOLOGIA BIOPOLÍTICA: REPENSANDO O PROTAGONISMO JUVENIL NO CONTEXTO DO “NOVO ENSINO MÉDIO”: THE INVESTMENT IN THE “POTENTIAL OF YOUTH” AS A BIOPOLITICAL TECHNOLOGY: RETHINKING THE YOUTH PROTAGONISM IN THE CONTEXT OF “NEW HIGH SCHOOL”. Revista Contexto &Amp; Educação, 37(116), 481–494. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.11035