A INSERÇÃO E AS CONTRIBUIÇÕES DOS INSTITUTOS FEDERAIS À FORMAÇÃO DE PROFESSORES

THE INSERTION AND CONTRIBUTIONS OF THE FEDERAL INSTITUTIONS TO TEACHER TRAINING

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.115.10988

Palavras-chave:

Formação docente. Educação profissional. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.

Resumo

No artigo, questionamos: quais seriam os motivos da atribuição aos IFs da função de formar professores? Com que prerrogativas legais os IFs realizam esse trabalho?  Em quais regiões do Brasil predominam seus cursos de formação de professores? Quais cursos são privilegiados? Que contribuições os IFs têm dado ou podem dar à formação professores? Para respondê-las utilizamos como fonte documental pesquisas sobre o tema dos IFs e da formação de professores, a Lei nº 11.892/2008, bem como dados da Plataforma Nilo Peçanha. As licenciaturas nos IFs supririam parte da carência de professores no país, contribuíram para a universalização do Ensino Médio e poderiam resolver o problema da atuação de tecnólogos e/ou bacharéis na docência. Até o ano de 2018, há 647 campi de IFs, oferecendo 26 licenciaturas, distribuídas em 771 cursos, sendo 62,3% da área de ciências e matemática, 25,5% de ciências humanas e sociais e 12,2% de formação de professores para EPT. As contribuições dos IFs à formação de professores levam em conta a qualidade da Educação Básica de nível médio e da EPT e ainda o fato de que os IFs podem ampliar a formação docente para as áreas da EPT, que tanto sofrem por falta de professores especializados.

Biografia do Autor

Gustavo Lopes Ferreira, Instituto Federal Goiano

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Ceres. Doutorando em Educação em Ciências na Universidade de Brasília (PPGEduC/UnB). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia e graduado em Ciências Biológicas pela mesma instituição.

Maria Luiza de Araújo Gastal, Universidade de Brasília

Possui em Bacharelado em Ciências Biológicas - Ênfase em Zoologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981), Licenciatura Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Ecologia pela Universidade de Brasília (1997). Atualmente é professora adjunta da Universidade de Brasília, no Núcleo de Educação Científica do Instituto de Ciências Biológicas - NECBIO. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências, ensino de biologia, história e filosofia da ciência no ensino de ciências.

Downloads

Publicado

2021-11-22

Como Citar

Ferreira, G. L., & Gastal, M. L. de A. (2021). A INSERÇÃO E AS CONTRIBUIÇÕES DOS INSTITUTOS FEDERAIS À FORMAÇÃO DE PROFESSORES: THE INSERTION AND CONTRIBUTIONS OF THE FEDERAL INSTITUTIONS TO TEACHER TRAINING. Revista Contexto &Amp; Educação, 36(115), 191–208. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.115.10988