REFLEXÃO E DIÁLOGO SOBRE SUSTENTABILIDADE NO ENSINO BÁSICO E SUPERIOR

REFLECTION AND DIALOGUE ON SUSTAINABILITY IN PRIMARY AND FURTHER EDUCATION

Autores

  • Norma Barbado IFPR Campus Umuarama
  • Ana Carolina Barbosa de Souza IFPR Campus Umuarama

Palavras-chave:

Educação ambiental; Ensino formal; Pesquisa-ação; Palestra Interativa.

Resumo

Este estudo teve como objetivo promover o diálogo e a reflexão sobre sustentabilidade a partir de conhecimentos prévios dos estudantes da educação básica e do ensino superior no Instituto Federal do Paraná Campus Umuarama. Trata-se de uma pesquisa-ação que iniciou com um diagnóstico, composto por oito questões, aplicado a uma amostra de trinta e seis discentes, formando três grupos focais: 1) Dez estudantes do Ensino Médio (educação básica); 2) Vinte e um estudantes de graduação (ensino superior); 3) Cinco estudantes do mestrado em Sustentabilidade (ensino superior Stricto sensu). Partindo desse diagnóstico, foi organizada uma palestra interativa para provocar a reflexão e o diálogo sobre sustentabilidade com os três grupos reunidos. Observou-se que os estudantes do ensino superior, especialmente os mestrandos, apresentaram maior conhecimento a respeito do assunto. Além disso, a interação entre estudantes de diferentes níveis de ensino foi benéfica, visto que as controvérsias e consensos relacionados à sustentabilidade puderam ser discutidos entre os atores do estudo e a literatura.

Biografia do Autor

Ana Carolina Barbosa de Souza, IFPR Campus Umuarama

Licenciada em Ciências Biológicas.

Publicado

2021-09-06

Como Citar

Barbado, N., & de Souza, A. C. B. (2021). REFLEXÃO E DIÁLOGO SOBRE SUSTENTABILIDADE NO ENSINO BÁSICO E SUPERIOR: REFLECTION AND DIALOGUE ON SUSTAINABILITY IN PRIMARY AND FURTHER EDUCATION. Revista Contexto &Amp; Educação, 36(115). Recuperado de https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/10958