COMPREENSÕES DE LICENCIANDOS SOBRE A SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

UNDERGRADUATE STUDENTS’ COMPREHENSIONS OF OVERCOMING LEARNING DIFFICULTIES IN ELEMENTARY SCHOOL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.115.10951

Palavras-chave:

Formação inicial. Teoria da Subjetividade. Superação das dificuldades de aprendizagem.

Resumo

A maneira como os licenciandos compreendem as dificuldades de aprendizagem e sua superação pode contribuir para a construção de alternativas ao ensino conteudista e à medicalização do problema. O presente artigo relata uma pesquisa sobre a própria prática de três professores formadores, em uma turma de 22 licenciandos, no tema Compreensão e Explicação dos Processos de Desenvolvimento e Aprendizagem II. A superação das dificuldades de aprendizagem foi um dos assuntos estudados, a partir da visão da teoria da subjetividade. Analisamos produções escritas dos licenciandos em diferentes momentos de uma sequência didática, ao responderem questões de estudo, analisarem um filme e relatarem observações do estágio. Avaliamos a compreensão dos licenciandos sobre as ideias dos textos e as relações que eles produziram entre estes conceitos e situações práticas. Os resultados indicam que a sequência didática favoreceu a compreensão das ideias e a articulação teoria e prática. Entretanto, consideramos que teorias implícitas dos licenciandos dificultam a aprendizagem dos conceitos da teoria da subjetividade. Estes resultados sugerem possibilidades de mudanças na estratégia didática dos professores formadores e a realização de outras pesquisas de acordo com o referencial da teoria da subjetividade e da epistemologia qualitativa.

Biografia do Autor

Hanna Patrícia da Silva Bezerra, tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá - IFAP

Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amapá (2007); especialização em Metodologia do Ensino de Biologia e Química, pela Faculdade Internacional de Curitiba (2011) e em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, pelo Instituto Federal do Amapá (2014) e Mestrado em Ciências Pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2016). Sou doutoranda pelo Programa de Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará. Atuei como professora de Ciências e Biologia da rede pública de ensino do Estado do Amapá e Prefeitura Municipal de Laranjal do Jari, AP (2007-2010). Desde de 2011, sou professora efetiva do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá - IFAP.

Rosineide Almeida Ribeiro, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Licenciada em Biologia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UEVA), Mestre e Doutorado (em andamento) em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

Downloads

Publicado

2021-11-22

Como Citar

Alves, J. M., Bezerra, H. P. da S. ., & Ribeiro, R. A. (2021). COMPREENSÕES DE LICENCIANDOS SOBRE A SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL: UNDERGRADUATE STUDENTS’ COMPREHENSIONS OF OVERCOMING LEARNING DIFFICULTIES IN ELEMENTARY SCHOOL. Revista Contexto &Amp; Educação, 36(115), 360–378. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.115.10951