SENTIDOS E SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS À PRESENÇA DO ESTAGIÁRIO DE PEDAGOGIA EM UMA SALA DE AULA INCLUSIVA DA REDE PÚBLICA
SENSE AND MEANING ATTRIBUTED TO PEDAGOGY TRAINEES IN A PUBLIC SCHOOL INCLUSIVE CLASSROOM
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.10682Palavras-chave:
Inclusão; Estagiário; ProfessorResumo
Este artigo, apoiado na perspectiva teórica sócio-histórica-cultural, promove uma discussão crítica acerca da inclusão de crianças com deficiência sob a perspectiva de docentes e estagiários do curso de Pedagogia. Objetiva desencadear reflexão sobre os sentidos e significados atribuídos a presença de um estagiário em uma sala de aula inclusiva. Utiliza exemplos selecionados de um corpus de pesquisa coletado em uma escola municipal de São Paulo, extraídos de uma dissertação de mestrado de 2019, que subsidiarão a discussão apoiada em Vygotsky ([1924] 1997; 1930; [1930] 2008; [1930] 2010; [1934] 2001). Os resultados apontam para uma revisão e reflexão crítica sobre o papel do estagiário em uma sala de aula inclusiva.
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