LUGAR QUE A ESCOLA OCUPA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: MOTIVOS PARA SUA PERMANÊNCIA NESSE ESPAÇO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.113.26-38

Palavras-chave:

Motivos de permanência na escola. Alunos do ensino fundamental. Jovens. Modernidade líquida.

Resumo

Analisando o contexto da modernidade líquida, é possível observar que a escola vem recebendo um grupo de alunos cada vez mais heterogêneo, caracterizados pelas diversidades sociais, culturais, econômicas, políticas, étnicas e de gênero. É nesse local marcado por diferenças que os jovens passam parte de seu tempo, estabelecem laços afetivos e compartilham experiências, concedendo motivos por permanecerem ali.  Considerando que a educação é destacada por muitos jovens como um meio para ultrapassar as fronteiras sociais e econômicas, objetiva-se com esse artigo analisar os motivos, atribuídos por alunos que frequentam o ensino fundamental, para sua permanência na escola. O artigo possui como base empírica uma pesquisa de abordagem qualitativa. A coleta dos dados se deu por meio da técnica do Grupo Focal, e na análise utilizou-se a metodologia da Análise Textual Discursiva. Os dados revelaram que os principais incentivos listados pelos jovens sobre a permanência na escola são os bons professores e os pais.

Biografia do Autor

Maria Teresa Ceron Trevisol, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Pós-doutorado em Psicologia e Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra - Portugal. Doutorado em Psicologia, área de concentração: Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo-USP (2002). Docente da graduação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina-Unoesc, Campus de Joaçaba e de Chapecó.

Luci dos Santos Bernardi, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI/FW

Possui Doutorado em Educação Científica e Tecnológica (2011) e Mestrado em Educação (2000) pela Universidade Federal de Santa Catarina, graduação em Matemática (1984) pela Universidade de Passo Fundo. Atualmente é professora permanente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI/FW.

Downloads

Publicado

2021-01-04

Como Citar

Tessaro, M., Trevisol, M. T. C., & Bernardi, L. dos S. (2021). LUGAR QUE A ESCOLA OCUPA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: MOTIVOS PARA SUA PERMANÊNCIA NESSE ESPAÇO. Revista Contexto & Educação, 36(113), 26–38. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.113.26-38