Um Palco Para o Conto de Fadas: Uma Experiência Teatral com Crianças na Educação Infantil

Autores

  • Luiz Fernando de Souza Creche Fiocruz – Rio de Janeiro-RJ

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2008.79.177-197

Resumo

O presente artigo busca construir uma base epistemológica consistente para uma experiência teatral, exercida freqüente e organizadamente, com crianças pequenas de diferentes culturas, religiões e extratos sociais, numa creche institucional do Rio de Janeiro. Quer-se discutir a possibilidade de trabalhar dramaturgicamente os contos de fadas, partindo do pressuposto de que tais narrativas fantasiosas possuem um
profundo valor antropológico, social e histórico e que o  exercício de sua encenação pode ser um instrumento de construção do conhecimento no espaço Creche, além de ajudar a criança a se constituir como sujeito livre, criativo e  expressivo, compreendendo o contexto social no qual é inserida pelo nascimento, valorizando a aquisição do conhecimento sensível e a troca afetiva com o outro, reconhecendo-o como parceiro fundamental no desenvolvimento da linguagem, da consciência individual e
da cidadania. Inicialmente buscou-se diálogo com autores como Bakhtin, Benjamin, Bettelheim, Bourdieu, Fischer, verificando como a teoria se ancora na prática de encenação teatral com crianças de 0 a 6 anos. Foi considerado também o fato das Artes Cênicas desenvolver tanto a linguagem corporal (imagem) como o imaginário da criança. A conclusão desse estudo evidenciou a necessidade de se estabelecer um palco para o conto de fadas, no qual o contato com a narrativa fantasiosa e o exercício de sua encenação, possam contribuir para construção de alternativas sensíveis em contraponto ao conhecimento mais racional, sem, no entanto, negá-lo, para que a criança, desde pequena, aprenda a ver o mundo como algo a ser modificado no presente, posto que tem um passado, que pode ser revisto.

Biografia do Autor

Luiz Fernando de Souza, Creche Fiocruz – Rio de Janeiro-RJ

Mestre em educação pela PUC-RIO - Professor de teatro da creche Fiocruz
Instituição: Creche Fiocruz – Rio de Janeiro-RJ

Downloads

Publicado

2013-05-17

Como Citar

Souza, L. F. de. (2013). Um Palco Para o Conto de Fadas: Uma Experiência Teatral com Crianças na Educação Infantil. Revista Contexto &Amp; Educação, 23(79), 177–197. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2008.79.177-197