Concepções de Agressividade no Âmbito da Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2008.79.155-175Resumo
O objetivo deste artigo é constatar as concepções de agressividade e suas implicações na Educação Infantil. Toma-se como referencial a Psicanálise freudo-lacaniana,o que permite considerar a agressividade uma tendência estruturante do eu. Primeiramente procura-se definir a noção de agressividade. Busca-se também identificar as especificidades da Educação Infantil. Além da pesquisa bibliográfica, utiliza-se como metodologia os grupos focais destinados à escuta de professoras de Educação Infantil. A partir dos resultados inferem-se implicações advindas das diferentes concepções de agressividade presentes no discurso dos professores, analisando-se a possibilidade de a educação conceber a agressividade como decorrência de um processo de constituição do eu.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Contexto & Educação, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de outubro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Contexto & Educação o direito de primeira publicação.