AS CIÊNCIAS DA NATUREZA NA BNCC PARA O ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES A PARTIR DA CATEGORIA TRABALHO COMO PRINCÍPIO ORGANIZADOR DO CURRÍCULO

NATURE SCIENCES ON BNCC FOR HIGH SCHOOL: REFLECTIONS FROM THE LABOR AS CURRICULUM ORGANIZING PRINCIPLE CATEGORY

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.10451

Palavras-chave:

Pedagogia Histórico-Crítica, Trabalho, Ensino de Ciências, Base Nacional Comum Curricular

Resumo

O presente texto tem como objetivo investigar a seção das Ciências da Natureza na BNCC para o Ensino Médio à luz da categoria do trabalho enquanto princípio organizador do currículo. Partimos de nossa concepção, a partir da Pedagogia Histórico-Crítica, de currículo escolar como o conjunto de atividades nucleares da escola, prestando seu papel essencial, o de transmissão-assimilação dos conhecimentos científicos, artísticos e filosóficos produzidos historicamente pela sociedade. A categoria trabalho se apresenta essencial para a organização do currículo nessa perspectiva, sendo possível estabelecer elementos e princípios para conceber currículos que rumem no sentido de uma formação omnilateral dos indivíduos. A partir de tal arcabouço, discutimos a respeito da organização da Base na área das Ciências da Natureza e compreendemos que o documento se alinha à lógica neoliberal para uma formação flexível e precária, se afastando da possibilidade de uma formação substancialmente integral, possível por meio do trabalho.

Biografia do Autor

Rafael Moreira Siqueira, Universidade Federal da Bahia

Licenciado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mestre em Física e Química de Materiais pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) e Doutor em Ensino, Filosofa e História das Ciências pela UFBA. Professor Adjunto do Instituto de Química da UFBA. Tem experiência na área de Ensino de Ciências/Química, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências/química, currículo, formação de professores de ciências, alfabetização e divulgação científica.

Edilson Fortuna de Moradillo, Universidade Federal da Bahia

Bacharel e Licenciado em Química pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Doutor em Ensino, Filosofa e História das Ciências pela UFBA. Professor Titular do Instituto de Química da UFBA e professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofa e História das Ciências da UFBA-UEFS. Tem experiência na área de Ensino de Ciências/Química, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências/química, currículo, formação de professores de ciências na perspectiva sócio-histórica, processos de ensino e de aprendizagem, história e filosofia das ciências e educação ambiental e do campo.

Downloads

Publicado

2022-01-03

Como Citar

Siqueira, R. M., & Moradillo, E. F. de. (2022). AS CIÊNCIAS DA NATUREZA NA BNCC PARA O ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES A PARTIR DA CATEGORIA TRABALHO COMO PRINCÍPIO ORGANIZADOR DO CURRÍCULO: NATURE SCIENCES ON BNCC FOR HIGH SCHOOL: REFLECTIONS FROM THE LABOR AS CURRICULUM ORGANIZING PRINCIPLE CATEGORY. Revista Contexto &Amp; Educação, 37(116), 421–441. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.10451