A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS EM ESTÁGIOS E TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.113.352-372Palavras-chave:
Experiências Pedagógicas. Ensino de Ciências. Ensino de Matemática. Educação do Campo.Resumo
Dois momentos apresentam papel central na formação de professores: o Estágio Curricular Supervisionado e o Trabalho de Conclusão de Curso. Na Educação do Campo tais percursos formativos são pouco explorados quanto à sua natureza e capacidade de refletir a identidade dos estudantes. Este artigo origina-se das experiências pedagógicas de professores no contexto de um Curso de Licenciatura em Educação do Campo nas áreas do conhecimento Ciências da Natureza e Matemática e tem como objetivo discutir características e natureza da formação de Licenciandos em Educação do Campo tendo como objetos de análise suas produções e experiências nestes dois componentes curriculares, desenvolvidos na perspectiva da Pedagogia da Alternância. A pesquisa é de natureza qualitativa e utiliza como material empírico produções escritas dos TCCs e dos relatórios de estágio supervisionados e orientados pelos autores ao longo dos últimos anos. Observa-se que o trabalho, decorrente do modo de vida camponês, percorre as produções tanto em Ciências quanto em Matemática. Enquanto em Ciências da Natureza os estágios dão ênfase à possibilidade de articularem temáticas externas ao currículo a conteúdos canônicos do Ensino de Ciências, na Matemática são as tendências teórico-metodológicas que expressam o diálogo com os temas do cotidiano nos estágios e TCCs analisados.
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