MATERIALISMO DIALÉTICO COMO MÉTODO DE PESQUISA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA TEORIA DE HENRI WALLON
DIALETIC MATERIALISM AS A RESEARCH METHOD: A REFLECTION FROM THE THEORY OF HENRI WALLON
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.10428Palavras-chave:
Materialismo dialético. Wallon. Pesquisa em ciências humanas.Resumo
A dicotomia entre ciências humanas e ciências “duras” no processo de construção do conhecimento tem sido tema de discussão constante na academia. Nesse sentido, a pesquisa que se ocupa da fala, do discurso, da linguagem pode ser compreendida com certa desconfiança pelos acadêmicos e pesquisadores, o que tensiona o pesquisador a um exaustivo rigor quanto ao método utilizado. Partindo dessa premissa e utiilizando-se do referencial teórico da psicogenética em Wallon, esta revisão teórica busca refazer o percurso histórico da pesquisa em ciências humanas, centrando-se no materialismo dialético como base filosófica privilegiada para a pesquisa quando se busca produzir conhecimento a partir do discurso produzido pelas pessoas. Além disso, tendo por base as contribuições de Žižek, esta reflexão também visa demonstrar a atualidade do materialismo dialético e do marxismo como bases filosóficas na construção do conhecimento, ainda que setores conservadores tentem desqualificar essa opção metodológica apenas por análises políticas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Contexto & Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao publicar na Revista Contexto & Educação, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de outubro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Contexto & Educação o direito de primeira publicação.