GEOGRAFIA, FOTOGRAFIA E A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS SOBRE O ESPAÇO URBANO:EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS NA DISCIPLINA DE FOTOGEOGRAFIA NOS CURSOS DE GEOGRAFIA DA UFPEL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.112.397-411

Palavras-chave:

Fotografia, paisagem, conceitos geográficos

Resumo

Geografia e Fotografia têm uma longa história conjunta, e ambas compartilham do interesse pela paisagem. A grande variedade de recursos atualmente disponível fez da Fotografia uma excelente ferramenta de trabalho para Geógrafos e Professores de Geografia. Apesar disso, nem sempre estes profissionais tem utilizado a Fotografia para além dos aspectos estéticos, explorando questões temáticas e conceituais. Este artigo busca apresentar o relato de algumas experiências desenvolvidas na disciplina de Fotogeografia dos cursos de Geografia da UFPel, demonstrando como a Fotografia vem sendo utilizada para o ensino de alguns temas e conceitos geográficos relevantes. Para tanto, foram realizadas diferentes propostas que incentivaram os alunos a materializar nas fotos alguns conceitos e temas abordados pela Geografia, especialmente a Geografia Urbana. Com a realização destas propostas, observou-se que o entendimento da complexidade técnica de certos procedimentos empregados na realização de algumas fotos leva a uma valorização da Fotografia como meio artístico e de comunicação, e que muitos alunos acabam por descobrir também o potencial da Fotografia como instrumento científico, enxergando no espaço cotidiano conceitos por muitas vezes abstratos.

Biografia do Autor

Rosangela Lurdes Spironello, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Santa Maria (1999), Especialização em Interpretação de Imagens Orbitais e suborbitais Universidade Federal de Santa Maria (2001), Mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2003), Doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2008) e pós-doutorado pela Universidade Federal de Goiás (2017). Atuou como professora na Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), no período de 2002 a 2008. Ingressou na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em 2008. Faz parte do programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPel, orientando pesquisa na área de concentração "Ensino de Geografia". É membro do Grupo de Estudos Espaços Sociais e Formação Inicial e Continuada de Professores (GESFOP). Atualmente, coordena os cursos de Licenciatura e Bacharelado em geografia/UFPel e é professora Associada. Tem experiência na área de Cartografia, Cartografia escolar, Educação de Jovens e Adultos, Educação ambiental, Manejo integrado de bacias hidrográficas.

Downloads

Publicado

2020-09-09

Como Citar

Meurer, M., & Spironello, R. L. (2020). GEOGRAFIA, FOTOGRAFIA E A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS SOBRE O ESPAÇO URBANO:EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS NA DISCIPLINA DE FOTOGEOGRAFIA NOS CURSOS DE GEOGRAFIA DA UFPEL. Revista Contexto & Educação, 35(112), 397–411. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.112.397-411