AS INTERVENÇÕES DO PIM COMO OBJETO DE ANÁLISE

PIM'S INTERVENTIONS AS OBJECT OF ANALYSIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.115.10208

Palavras-chave:

infância, mediação, desenvolvimento infantil, políticas públicas

Resumo

A primeira infância, considerando-se do nascimento aos 7 anos de idade, necessita de cuidados essenciais para o desenvolvimento saudável da criança, trazendo dessa forma impactos socioeconômicos à sociedade. Quanto às políticas públicas, são imprescindíveis programas que estimulem atividades relacionadas ao desenvolvimento integral dessa fase da vida, contribuindo para otimizar o desenvolvimento cognitivo e socioemocional das crianças. Neste sentido, o Programa Primeira Infância Melhor (PIM), criado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul e coordenado pela Secretaria da Saúde do Estado e com apoio das Secretarias de Cultura, Educação, Trabalho e Desenvolvimento Social, é política de governo que atende famílias vulneráveis com gestantes e crianças de 0-3 anos, encaminhadas, em especial, pela UBSF. Crianças egressas de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) também compõem esse público-alvo e requerem atenção especial. Considerando que a produção científica, além de promover a divulgação de uma política pública, paralelamente contribui para análise, reflexão e discussão de programas, o que colabora para a qualificação das ações envolvidas, o artigo aqui apresentado tem como objetivo gerar um panorama da produção científica nacional que tem como temática a abordagem dessa Política Pública.

Biografia do Autor

Fernanda Dias Almeida, Universidade Federal Do Rio Grande

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande (1996), Residência Médica em Pediatria pela Universidade Federal do Rio Grande (1998), Residência Médica em Neurologia pela Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (2001), R4 em Neurologia Pediátrica pela Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (2002) e Título de Especialista em Neurologia pela Academia Brasileira de Neurologia (2002). Atualmente atua como Neurologista no Hospital Dr. Miguel Riet Corrêa e como Professora Assistente B/502 da Disciplina de Clínica Médica I (Neurologia) da Faculdade de Medicina de Rio Grande (FAMED-FURG) desde outubro 2012. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG-2010). Atuou em atividades de co-gestão como auxiliar de Coordenação Médica do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr, no período de janeiro de 2012 a dezembro de 2015. Doutoranda em Ciências da Saúde, temática Ética e Bioética, com início em 2017. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurologia e Neurologia Pediátrica. Coordenadora da Liga Acadêmica de Neurologia da Faculdade de Medicina (FAMED) - FURG. Membro da Comissão de Ética Médica do Hospital Universitário Dr Miguel Riet Corrêa Jr desde 2010. Membro da CIHDOT do HU/FURG desde 2011. Coordenadora da CIHDOTT do HU/FURG desde 29 de dezembro de 2017 ( Portaria N* 73/2017). Coordenadora da Liga Acadêmica de Saúde e Espiritualidade (FAMED)- FURG.

Fernanda Antoniolo Hammes de Carvalho, Universidade Federal Do Rio Grande

Graduada em Ciências - Habilitação em Biologia pela Universidade Católica de Pelotas (1987), mestre em Letras pela Universidade Católica de Pelotas (2000) e doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008). Tem pós-doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - PPGEC, pela Universidade Federal do Rio Grande (PRODOC- CAPES). Foi professora na Faculdade Atlântico Sul do Rio Grande e na Universidade Federal do Rio Grande (FURG).Atualmente é professora colaboradora da Faculdade de Medicina - FAMED/ FURG, atua no ensino superior e como palestrante, em especial na área de educação, tendo como foco de interesse os seguintes temas: neurociências e educação; formação docente; educação em saúde, educação profissional, práticas pedagógicas em ambientes educativos formais e não formais, comunicação em ambientes corporativos, neuromarketing e metodologia científica. É proprietária da empresa INSIGHT - Consultoria Educacional e Corporativa.

Edison Luis Devos Barlem, Universidade Federal Do Rio Grande

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Rio Grande (2006), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande (2009) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande (2012). Atualmente é Diretor da Escola de Enfermagem da FURG; é membro da Sociedade Brasileira de Bioética, membro - International Association for Education in Ethics, professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande. Professor Permanente dos programas de Pós-graduação em Enfermagem e do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da FURG. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Ética, atuando principalmente nos seguintes temas: ética de enfermagem, sofrimento moral, advocacia em saúde e sensibilidade moral.

Downloads

Publicado

2021-11-22

Como Citar

Almeida, F. D., de Carvalho, F. A. H., & Barlem, E. L. D. (2021). AS INTERVENÇÕES DO PIM COMO OBJETO DE ANÁLISE: PIM’S INTERVENTIONS AS OBJECT OF ANALYSIS. Revista Contexto &Amp; Educação, 36(115), 245–256. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.115.10208