Práticas Cooperativas Como Processos Educativos

Autores

  • Walter Frantz UNIJUÍ

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2010.83.133-152

Resumo

As diferentes práticas de cooperação são questões, fundamentalmente, com base econômica, porém tornam-se questões políticas, sociais, educativas ou culturais exatamente na medida de sua importância econômica. O movimento cooperativo pode ser entendido, historicamente, como um lugar de comunicação a respeito de práticas de produção e distribuição de bens, como um lugar a partir do qual se podem construir novos caminhos na economia, novos laços sociais, nova cultura política, uma economia mais humana. Como tal, abre espaço para a educação, especialmente para processos de educação popular. Entretanto, `pode-se aceitar a afirmação de que não se tenha podido, ainda, entender e “explorar” de todo o potencial de uma organização cooperativa, seja em termos culturais, educacionais, políticos e sociais, isto é, como um poder social, especialmente relativo ao desenvolvimento local. Desse modo, as práticas cooperativas acabam se constituindo em desafios à pesquisa, à reflexão, ao debate.

Biografia do Autor

Walter Frantz, UNIJUÍ

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí.

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Publicado

2013-05-13

Como Citar

Frantz, W. (2013). Práticas Cooperativas Como Processos Educativos. Revista Contexto &Amp; Educação, 25(83), 133–152. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2010.83.133-152