Macrofluxo com Ações Integradas de Frameworks para Gerenciamento de Projetos: um estudo em operadora de planos de saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.52.355-374

Palavras-chave:

Palavras-chave: Planejamento Estratégico, Frameworks, Gerenciamento de Projetos.

Resumo

Embora o planejamento estratégico seja utilizado para apoiar as organizações a alcançar os seus objetivos para manterem-se competitivas no mercado, pesquisas mostram que existem dificuldades na sua implementação e gerenciamento, sendo uma das principais dificuldades a falta de estrutura e metodologias adequadas para gerenciar a execução dos projetos definidos a partir dos objetivos estratégicos. Esta pesquisa trata de temas relacionados ao gerenciamento de projetos associados com a implementação do planejamento estratégico das empresas. O objeto de estudo foi a proposição de macro fluxos com ações integradas de frameworks para o gerenciamento de projetos em uma operadora de planos de saúde. Quanto aos aspectos metodológicos a pesquisa é de natureza aplicada, quanto aos objetivos é descritiva e explicativa, quanto a forma de abordagem do problema é qualitativa. Os procedimentos técnicos utilizados foram a pesquisa bibliográfica, documental, estudo de caso e análise de conteúdo. O desenvolvimento prático consiste na caracterização da organização; análise do planejamento estratégico; identificação da metodologia utilizada no gerenciamento de projetos; diagnóstico da situação dos projetos estratégicos; e a elaboração da proposta para a gestão de projetos estratégicos. A partir das análises dos dados coletados, considerando as principais dificuldades identificadas por meio da análise de conteúdo, presentes nas etapas de desdobramento, implementação e acompanhamento da estratégia na organização, propôs-se um macro fluxo com ações integradas de frameworks para o gerenciamento dos projetos estratégicos, com o objetivo de beneficiar a organização com uma metodologia estruturada e integrada para o seu gerenciamento de projetos.

Biografia do Autor

Neusa Maria da Costa Gonçalves Salla, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)

Doutorado em Ciências Contábeis e Administração pela Fundação Universidade Regional de Blumenau, Brasil(2015)
Professor titular da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões (URI), Santo Angelo

Lisandro Rodrigo Grassel, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)

Mestre em Gestão Estratégica de Organizações pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões URI). Gerente de Negócios da Unimed Missões/RS Cooperativa Médica Ltda.

Rosane Maria Seibert, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)

Doutora em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Professora da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Santo Angelo.

Downloads

Publicado

2020-08-21

Como Citar

Salla, N. M. da C. G., Grassel, L. R., & Seibert, R. M. (2020). Macrofluxo com Ações Integradas de Frameworks para Gerenciamento de Projetos: um estudo em operadora de planos de saúde. Desenvolvimento Em Questão, 18(52), 355–374. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.52.355-374