Das Falas às Paisagens: Traduzindo o Rural de Pinheiro Machado – RS
FROM TALKS TO LANDSCAPES: TRANSLATING RURAL DE PINHEIRO MACHADO – RS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2021.55.9272Palavras-chave:
Rural. Paisagem. Discurso. PertencimentoResumo
No presente artigo objetivou-se realizar interpretações a respeito das relações entre a paisagem do rural, e o discurso que as famílias relatam sobre esse rural, bem como compreender a relação de pertencimento que as famílias têm com o lugar onde vivem e trabalham. O aporte tanto teórico como metodológico teve base nas ciências sociais, em especial na antropologia. Foram realizadas entrevistas com duas famílias, uma no 1º e outra no 3º Distritos de Pinheiro Machado, que se tratam de áreas imersas na zona sul do estado do Rio Grande do Sul. Utilizou-se como técnica de coleta de dados, a observação e entrevistas guiadas por um roteiro previamente estabelecido. Como reflexão, tem-se que as duas famílias estudadas nos dois distritos foram ilustrativas para compreensão das relações que são construídas no lugar em que vivem e trabalham, bem como a relação de pertencimento que se tem arraigado com seu passado de vida
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Desenvolvimento em Questão, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de 2025): Os autores mantêm os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Desenvolvimento em Questão o direito de primeira publicação.