Licenciamento Ambiental: as novas propostas para a sua (des)regulamentação em tramitação no Congresso Nacional

ENVIRONMENTAL LICENSING: THE NEW PROPOSALS FOR ITS (DE)REGULATION IN PROCESSING IN THE NATIONAL CONGRESS

Autores

  • Thaysa Sonale Almeida Silva Fundação João Pinheiro (FJP)
  • Ricardo Carneiro Fundação João Pinheiro (FJP)
  • Flávia de Paula Duque Brasil Fundação João Pinheiro (FJP)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2021.56.9055

Palavras-chave:

política ambiental, licenciamento ambiental, regulação, instituições, Congresso Nacional

Resumo

O trabalho se propõe a delinear a trajetória do licenciamento enquanto instrumento da política ambiental brasileira, à luz da noção de regulação estatal, extraindo daí elementos analíticos para se compreender a agenda reformista do Congresso Nacional relativa à matéria em discussão na legislatura encerrada em 2018. A partir de uma abordagem analítico-descritiva apoiada em levantamentos bibliográficos e documentais,  verificou-se que as mudanças institucionais propostas são informadas por uma percepção do licenciamento ambiental como um processo excessivamente burocratizado que constitui um óbice ao desenvolvimento e se voltam na direção de sua simplificação, tendo em vista conferir maior celeridade à concessão de licenças. Ao final, conclui-se que as novas regras trazem, em seu bojo, o estreitamento das possibilidades de participação da sociedade no processo, bem como de órgãos intervenientes, e a aceleração do trâmite procedimental para a emissão de licenças, afetando o potencial de o instrumento cumprir efetivamente os propósitos delineados na política ambiental de prevenir e mitigar os impactos das atividades socioeconômicas sobre o meio ambiente.

Biografia do Autor

Thaysa Sonale Almeida Silva, Fundação João Pinheiro (FJP)

Mestre em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro (FJP). Servidora do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

Ricardo Carneiro, Fundação João Pinheiro (FJP)

Doutor em Ciências Humanas: Sociologia e Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor da Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho da Fundação João Pinheiro.

Flávia de Paula Duque Brasil, Fundação João Pinheiro (FJP)

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora da Fundação João Pinheiro (FJP).

Downloads

Publicado

2021-11-24

Como Citar

Silva, T. S. A., Carneiro, R., & Brasil, F. de P. D. (2021). Licenciamento Ambiental: as novas propostas para a sua (des)regulamentação em tramitação no Congresso Nacional: ENVIRONMENTAL LICENSING: THE NEW PROPOSALS FOR ITS (DE)REGULATION IN PROCESSING IN THE NATIONAL CONGRESS. Desenvolvimento Em Questão, 19(56), 131–151. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2021.56.9055

Edição

Seção

Artigos